Hoje é o dia do sermão. Eu sei que ninguém curte mas é para o bem de todos. Estão lembrados que eu pedi para vocês me mandarem fotos utilizando o pixlr-o-matic? Então, me apareceram coisas absurdas na questão da escolha de efeitos, luzes e molduras. Fiquei seriamente preocupada. Por isso hoje irei dar dicas de como usá-los corretamente.
“Mas como assim? É possível errar nos efeitos?” Sim, é possível.
Encontrar sites que ofereçam diferentes efeitos é muito fácil, inclusive até os Photoshops oferecem opções para isso, mas não é por isso que você poderá usá-los de qualquer maneira. E eu sei bem que no meio a tantas opções a nossa vontade é de utilizar tudo de uma vez só, mas é preciso ter muita cautela e bom senso.
Vamos começar esse assunto de baixo, bem de baixo mesmo.
Efeitos de celular: Hoje em dia qualquer celular simples que tira foto tem um editor. Não vou negar, é bem legal ficar mexendo e testando todos os efeitos mas não é por isso que você irá colocá-los em suas fotos. Os editores de celular são péssimos, não têm uma boa qualidade. E no fim não te dão um bom resultado. Uma dica boa é banir o editor de fotos do celular, se possível apague-o, irá sobrar mais espaço para as suas músicas.

Efeitos: Efeitos são os mais encantadores mas é preciso ter muito bom senso. Entrar no site, adicionar a foto e enlouquecer, com um efeito mais lindo que o outro. CUIDADO! Toda foto tem um contexto, e certos efeitos não combinam muito ou realmente ficam feios. Exemplos clássicos de efeitos que ficam estranhos em qualquer fotos são os efeitos sépia, sépia antigo, sépia verde, laranja, vermelho, azul, arco-íris. AHH! E o negativo tambem é super nada haver. Não é porque existem esses efeitos que você irá usar, pense nisso.



Preto e branco: É preciso ter muito cuidado quando colocamos uma foto em preto e braco e depois temos a opção de deixar uma parte colorida. Normalmente isso não dá certo, fica estranho. Se você for utilizar esse efeito deixe apenas uma coisa colorida e muito bem feito, nada de passar o efeito de qualquer jeito.

Luzes: Somos todos apaixonados por luzes nas fotos, por isso perdemos a noção quando vemos várias para adicionar. Ao adicionar luzes é preciso ter mais cautela do que com os efeitos. Imagine que você tirou uma foto em uma parede branca, sem nenhum tipo de luz, ai você coloca círculos enormes de luzes. Agora pense: “de onde vem essas luzes?”. Repararam como fica sem contexto? Sempre quando for colocar luzes se pergunte “seria possível elas saírem naturalmente na foto?”. Se a resposta for “sim” use o efeito, se não, procure outro ou não coloque nenhum.



Molduras: Eu em particular não sou muito fã de molduras, acho que já falei isso para vocês, mas sempre que uso procuro a mais simples porque corro menos risco de errar. Se você é do tipo de pessoa que ama molduras tome cuidado, existem umas que são extravagantes de mais, que não combinariam com nenhuma foto.



Na dúvida de efeitos, molduras, luzes, ou qualquer outra coisa, não utilize nada.
“Mas como irei adicionar uma foto sem no mínimo um efeito? Não fica sem graça?” Vá de preto e branco, ele nunca falha, mas nada de partes coloridas heim?
OBS: Usei efeitos do Picnick e do Pixlr-o-matic para mostrar fotos com efeitos errados mas não quer dizer que esses são editores ruins ou que os outros são melhores, é tudo questão de bom senso.
Para ninguém ficar com a pulga atrás da orelha escolhei algumas fotos para inspirarem vocês











Ahh e vocês se lembram da fotografia do pixlr-o-matic? TCHAN TCHAN TCHAN.. a foto escolhida foi a da Suli Loireiro.

Essa foto é no mínimo tentadora (Vontade de comer chocolate)
E então, conta pra gente o que acharam. E se vocês conhecem alguem que comete esses erros indica o post em? Até semana que vem!
3 Comments
Eu uso bastante esse efeito de bolinha. Mas nem sempre cai bem em qualquer foto. Boas dicas Andressa. Uso bastante efeitos nas minhas fotos, mas opto por pouco usar molduras, não acho muito legais. Fotos: http://www.flickr.com/photos/nattaliianatty
http://simplismentemenina.blogspot.com/
Aaaah *-* minha foto haha. Fico feliz que tenha escolhido a minha 🙂 a paisagem ajudou mais que tudo kk' Acho terrível quando usam efeitos exagerados, pra mim o pior são as molduras. Sempre fica nada a ver! E uma coisa importante, nas fotos de sua viagem, por exemplo, se deve escolher um efeito só pra todas elas. Fica uma coisa totalmente sem sentido se cada foto tiver um efeito diferente.
Eu não sou muito fã de molduras em fotos. Pra mim, as molduras são ficam boas se forem discretas *-*
Beijos, Mallü.
http://thelovekingdom.blogspot.com