![]() |
Foto retirada do twitter do Joseph Blatter. Estou no lado esquerdo, lá atrás. |
Vou mudar um pouco o meu assunto rotineiro aqui (livros) para falar de uma coisa que também é super legal, que é programa de voluntariado. E minhas experiências como voluntária começou este ano, como voluntária na Copa das Confederações FIFA 2013. E digo a vocês: ser voluntário FIFA é fantástico. Apesar de não ser remunerado, ganhamos muito aprendizado, muitos brindes dos patrocinadores, fora o prazer de fazer parte de eventos gigantescos e contato com línguas estrangeiras.
Comecei a escrever este post na Costa do Sauipe (porém só pude terminar agora, no calor da minha casa), onde ocorreu o Final Draw, ou em bom português, o Sorteio Final para a Copa do Mundo do ano que vem. Esse evento foi a minha segunda experiência como voluntária e posso falar a vocês: passar uma semana inteira fora de casa, trabalhando duríssimo e vivendo novas experiências foi como fazer um intercâmbio dentro do meu próprio estado. Ok, falarei por partes.
Fui voluntária de operações de mídia. Basicamente, o centro nervoso desse evento. Pois, como era um evento fechado ao público, todos os veículos de imprensa do mundo mandaram seus principais correspondentes. Operações de mídia se concentram apenas a mídia impressa, e o pessoal de rádio e TV ficava com os voluntários de Broadcast.
Nos dias anteriores ao evento eu fiquei no Welcome Desk, que era o balcão de boas-vindas e informações ao jornalistas. Assim que eles chegavam, já chegavam no meu humilde balcão com uma enxurrada de perguntas. Era MEGA divertido.

Na antevéspera e na véspera do sorteio, eu fiquei responsável pela entrega dos ingressos dos jornalistas da mídia internacional. Só falei inglês os dois dias. Pratiquei pra caramba! E pra mim que termino o curso de Inglês este semestre, foi um baita treino. Conversei e até fiz uma amizade bacana com jornalistas japoneses, britânicos (um deles elogiou o meu inglês!), belgas, franceses, etc e tal.
![]() |
Foto na zona mista depois de tudo (antes da festa dos voluntários) |
Reencontrei uma jornalista brasileira que eu tinha ajudado na Copa das Confederações e, quando ela me viu, fez questão de parar o que estava fazendo pra vir falar comigo, agradecer (de novo) e ainda falar assim: “que bom que você está aqui! Já sei com quem contar”
No véspera do sorteio, na hora que eu estava voltando do almoço, um dos meus coordenadores me chama e fala: “Érica, você já viu onde você vai ficar amanhã? Então vai lá ver com a Ana” (minha outra coordenadora). Fui correndo e quando chego lá, vejo meu nome com um X marcado na Tribuna – Draw Hall. Traduzindo: Trabalharia dentro da arena do sorteio, durante o evento! Irrul!!
![]() |
|
Depois do sorteio. O palco já estava sendo desmontado. #xatiada. O que importa é o momento,rs. |
No dia do sorteio, fiquei guiando os jornalistas pros lugares deles e dando assistência a eles durante o evento. Foi uma sensação indescritível! Ver tudo se realizando, e saber que eu tinha parte naquilo ali, e na hora da saída os jornalistas que eu tinha ajudado vinham me agradecer, falar que o evento tinha sido ótimo. Não podia segurar meu sorrisão de orgulho.
![]() |
Tribuna pós-sorteio. Os voluntários e os migos jornalistas (ignorem os rostos cansados) |
Depois de tudo, ainda tivemos a festa dos voluntários, que foi espetacular! Tivemos DJ, comes e bebes e muita diversão!


Enfim, tentei resumir o máximo a minha melhor semana do ano! As histórias, os amigos, os perrengues, e mesmo com tanto cansaço, me diverti tanto! E que venha a Copa! Para novas aventuras!
*Se você é contra o voluntariado FIFA, esse não é o lugar para me julgar nem nada do tipo. Cada um tem livre arbítrio e eu quis, sim, fazer parte desse evento como voluntária.
E vocês? O que acharam do post? Curtiram? Comentem aí!
3 Comments
PRE-PA-RA
que agora
Érica, voluntária na copa! (…)
Não sou boa como paródia, mas taí, gostei da objetividade e do modo descontraído!
Nossa, deve ter sido incrível, hein? Participar de um evento tão importante, ver tanta gente e, pelo que você disse, muita gente legal. Amei o post.
petalasdeliberdade.blogspot.com
Olá Érica,
Deve ter sido muito bacana trabalhar "na fifa"! Fora que você uniu o útil ao agradável que foi treinar seu inglês, conhecer jornalistas e um voluntariado com uma boa carga no curriculo ein?! me arrependi de não ter me candidatado aqui no meu estado. :/ depois que passou a copa das confederações e no dia do sorteio, soube que a Alemanha vai jogar aqui pertinho da minha cidade e eu bem que poderia estar ~trabalhando e torcendo~ ao mesmo tempo né? agora é torcer pra conseguir comprar meu ticket pra vero jogo contra os EUA >.< adorei o post e da maneira que escreves, bem legalzinho assim como a Ju! Não deixa de contar as próximas experiências ein!
bjbj flor