
Uma das coisas que mais me pedem pelas redes sociais da vida é como ter um blog com cara de profissional ou até mesmo alguma dica para dar aquele up na página. Como vocês curtem quando falo sobre o assunto aqui no JDB, resolvi que vou tentar trazer mais posts assim para cá. Já estou na blogosfera há um bom tempo (contando o primeiro blog criado, são sete anos!) e a experiência acabou me ensinando algumas coisinhas que ajudam – bastante! – a deixar o blog com mais credibilidade e seriedade.
Neste post, vou deixar de lado aquele mesmo blá blá blá de sempre, como o nome do blog, aparência e conteúdo. Isso eu já falei bastante aqui e fica chato trazer sempre as mesmas coisas, né? Por isso, reuni dicas que acho importantes, mas que nem sempre são lembradas por aí. Bloquinho e caneta na mão, já? Então, anotem aí!
1. Domínio. Nem todo mundo está ~por dentro~ do mundo online. Então, palavras que são comuns para nós nem sempre são comuns para todo mundo. Digo isso só como introdução para vocês entenderem o motivo de ser tão bom ter um domínio próprio.
Blogspot e WordPress não são palavras do dia-a-dia de todo mundo. Seus pais, por exemplo, podem nem saber o que é isso. Apesar da internet ser um local onde nos comunicamos através da escrita, vai haver um momento que você vai acabar, sim, passando seu blog através da fala. Seja para um colega de trabalho, seja para um amigo de um amigo. Por aí vai.
Blogspot pode virar, facilmente, Bloguispoti. WordPress pode acabar se tornando Uordipres. Já o .com, .tk, .com.br são conhecidos por todo mundo. É por isso que é tão importante ter um domínio fora da plataforma onde você hospeda seu blog (vulgo Blogspot, Zip Net, WordPress, entre outros).
Ah, Julie, mas eu não tenho dinheiro para investir em domínio. Acredite: eu entendo. Por anos, usei o endereço do blog com o .blogspot.com, mesmo. E, na época, não achava que isso atrapalhava tanto. Hoje, por exemplo, se eu não tivesse dinheiro, investiria em um domínio gratuito (como o .tk). O endereço fica mais fácil e curtinho, né?
Se você tem $$ para investir no blog, vale a pena adquirir um domínio. O do Julie de Batom, por exemplo, eu comprei no Uol Host e paguei R$14,90 (agora subiu para R$19,90). Você só paga esse valor uma vez por ano, o que é ótimo, já que dá para juntar pelos próximos doze meses.
2. Imagens bem editadas. Você não precisa ser o expert do Photoshop e nem ficar noites em claro tentando entender os menus e comandos do programa. Quando eu digo “imagens bem editadas” me refiro a efeitos e tamanhos, por exemplo.
Por isso, é sempre bom ter um padrão, assim não confunde o leitor. É válido ter, por exemplo, sempre um modelo de efeito. Ou seja: se você curte tons mais suaves, tente sempre usá-los nas fotos que irão para seu blog. Quanto ao tamanho, deixe sempre na largura do post, assim não ficam desproporcionais.
Para quem não tem o Photoshop ou não sabe mexer no programa, uma dica é o Pixlr Express, que não precisa de instalação, já que é um editor online. Ele é super simples, prático e possui vários efeitos ótimos. Lá você pode ajustar brilho, contraste, colocar bordas, texto, entre muitas outras opções.
3. Espaço para publicidade. Deixe reservado no seu layout um espacinho para a publicidade. Mas nada de colocar imagens super coloridas, como se estivesse desesperada por um anunciante. Seja discreto, objetivo. A imagem tem que mostrar ao anunciante que seu blog aceita esse tipo de parceria, e não fazê-lo sentir-se obrigado a anunciar ali.
Os espaços mais comuns para banners publicitários são: coluna lateral, área em cima do post e no rodapé da página. Eu prefiro colocar na lateral e no rodapé, assim não fica um blog tão poluído. Mas depende de você, dos seus gostos e, também, do combinado com o anunciante.
Uma dica é fazer “contratos” com as lojas. Por exemplo: você pede um valor X por um determinado número de dias que o banner ficará ali. Depois desse período, você entra em contato com a loja para saber se ela pretende ou não “renovar” o contrato. Além de ser mais prático, você ainda sabe quanto vai receber. Ah, e só para finalizar: tente não colocar muitos banners de lojas na página para não deixá-la pesada e, também, não parecer que seu blog é só propaganda e jabá.
4. Tenha uma equipe. Um blog pessoal é, sim, legal. Eu adoro e acho super bacana. Se o seu não tem esse perfil (ou seja: só postar coisas sobre sua rotina e tal), monte uma equipe de colaboradores. Procure por aqueles que entendem do assunto que você quer abordar ou não conhece muito. Além de deixar o conteúdo do seu blog mais variado, você ainda aprende bastante com eles.
Para isso, vale abrir vagas para a equipe ou convidar amigos e pessoas que você conhece. Tente colocar na equipe pessoas que entendem do assunto. Por exemplo: se você quer posts de unhas, chame sua amiga que entende tudo sobre nail art e esmaltes. Ou até mesmo uma blogueira que você conheça.
5. SEMPRE revise seus textos. SEMPRE. Tudo o que você escreve no blog tem um efeito, sendo ele bom ou ruim. Todos os posts são lidos por alguém. Se você passa uma informação errada, essa informação vai ser passada, adivinha? Errada. Depois vira uma bola de neve e nem sempre você consegue controlá-la. Afinal, mesmo que você se corrija, as pessoas que viram aquele post com algum erro podem não chegar a ver a informação certa.
Além disso, revisar o texto também é bom para não deixar errinhos de gramática no post. Se você tem alguma dúvida quanto a alguma palavra, acentuação ou pontuação, pesquise. Ninguém está livre de erros e ninguém sabe tudo, mas quanto mais correta for nossa escrita, mais nosso blog é levado a sério. E isso vale para os posts de sua equipe também, tá?
Eu vejo o blog como uma revista. Tudo o que é postado aqui é checado. Afinal, há leitores por aqui toda hora. Por mais que eu arrume alguma informação, alguém, com certeza, já a leu. Por isso, antes de publicar, reviso dez vezes o texto, vejo se está objetivo e se possui algum erro. No caso de posts dos colaboradores, faço o mesmo. É como se eu fosse a editora da revista, sabe? É mais ou menos o papel que tenho no blog. Gero conteúdo e também confiro o que é produzido pelos colaboradores.
Essas são as dicas ~não tão óbvias~ que achei interessante trazer para o blog. Sempre que vejo posts do gênero por aí, a maioria tem os mesmos conselhos, então tentei falar sobre coisas que dificilmente leio por aí e que aprendi com o tempo. Espero que, de alguma forma, elas ajudem vocês. E qualquer dúvida, já sabem: é só comentar.
Vale lembrar que todas as dicas que apareceram neste post são baseadas na minha experiência com a blogosfera. O que é válido para mim, pode não ser para você. Tudo o que está escrito aqui são assuntos que achei interessante abordar, mas isso não quer dizer que são regras que você precisa seguir. Cada um tem seu próprio jeito de levar o blog, né?
E aí? Curtiram o post? Comentem aí!
18 Comments
Ameei as dicas!Me inspiro muito em você!
Adorei as dicas *——-*
http://umagarotabeautiful.blogspot.com.br/
Amei as dicas, quero comprar o domínio e mudar o nome do meu blog, adorei as dicas, bjs
Gostei das dicas, principalmente porque estou começando agora.
Ja comprei meu dominio, e encomendei um layout, agora é só divulga-lo, e lógico escrever posts de conteudo! kk
Obrigada 😀
priiscilaradany.blogspot.com
amo quando você dá dicas de como ajudar a blogar, os banners, imagens, revisão de texto acho que isso já faço a um tempinho, mês que vem espero comprar meu domínio 😀
beijos .
http://oquefaltou.blogspot.com.br/
Ameei, muito legal as dicas *-*
http://www.semhistorico.blogspot.com.br
Amei as dicas, objetiva, e com uma linguagem bem clara para iniciantes como eu.
Bjusss
Adorei esta postagem! Eu já estou pensando em colocar domínio no meu blog e um layout personalizado, para o blog ter mais a minha cara. Sobre a questão de equipe, eu pensei bem nisso, mais ainda não tenho coragem de colocar uma, pelo motivo de que não gosto de trabalhar em grupo, o que é um problema e vou ter que mudar isto, já que daqui a algum tempo vai ser mais difícil manter o blog sozinha…
Ótima postagem! Seu blog é lindo, sempre venho aqui! Meninas quase invisieis
gosteei 😉
http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/p/participe-do-blog.html
participe do meu blog.
Essas dicas em partes servem para quem pretende ganhar dinheiro com o blog, são importantes é claro mas pagar um domínio ainda acho desnecessário, não adianta investir em algo e se arrepender depois, tem gente que consegue usar e adora o WP e tem gente que voltou a usar o blogspot, por ser mais simples, quer divulgar faz um marca páginas com o link do blog , cartão de visitas é mais simples e nem sempre fica caro, depois que seu blog estiver bem em todos os sentidos e você vê que é realmente necessário pagar por um domínio ai sim tudo bem.
Eu tenho blog desde os meus 16/17 anos existem muitos que tem um layout lindo e maravilhoso e peca demais no conteúdo, outros com domínio grátis e com o layout simples e fazem mais sucesso por tem um conteúdo legal, então depende muito a chave é sim divulgar muito ser diferente e fazer algo novo.
Adorei as dicas, achei que você foi bem objetiva!
Beeijos!
http://garotasbronzeadas.blogspot.com.br/
Comprar domínio para WordPress é um saco! Eu ia comprei um para o meu blog, mas ao ler sobre isso no site da empresa descobri que além da taxa de domínio teria que pagar mais uma no próprio WP para ativar. Achei um absurdo e fui comprar no WordPress o domínio, quase cai para trás com o preço (cerca de 18 doláres + $8 por privacidade na conta). Não vale à pena.
Gostei muito das dicas!!! Tô querendo comprar um domínio mesmo, mas não sei se coloco com o meu nome ou o nome do blog. tô pensando. kk beijos, http://distanciacerta.blogspot.com.br
Oi Julie adorei as dicas, minha dica também é sobre isso de domínio é só comprar que funciona automáticamente, e se as pessoas continuarem digitando o endereço antigo redireciona? Fico louca com isso kk bjos atravesdosespelhos.wordpress.com
Oi, Alana! Pelo menos o Blogspot eu sei que redireciona. O WordPress eu não sei se dá 🙁
Julie, esse Uol Host, é bom mesmo? Tipo, dependendo do numero de acessos ele n faz o blog cair? sas coisas? E como faz pra comprar?
Aaah sim, eu sou bem lerda com essas coisas .-. ashauhsuahs'
Eu tenho domínio no Uol Host desde sempre e nunca caiu HAUHAUHAUHUA Na época que o JDB apareceu na Capricho, ele teve uns 10mil acessos e o Uol Host segurou. Acho que ~essa função~ de segurar os visitantes é mais do Blogger do que do domínio. O domínio é só o endereço de acesso, mesmo. Quem cuida dessa parte de cair ou não é a hospedagem (no meu caso, o Blogspot hehehe).
Para comprar é só ir no Uol Host, digitar o domínio e colocar uns dados seu. Dá para pagar por boleto, até. Nem precisa de cartão nem nada 😛 Depois de liberado, você faz umas configurações (tem tutorial na internet) para o Blogger ~reconhecer~ o domínio. É bem fácil!
ain obrigada Julie, vou comprar o domínio sim *o*