
Lá no comecinho do #JDB, eu fiz um hiper post com dicas para criar um blog, vocês se lembram? Depois de um enorme período sem falar sobre nada disso aqui, trouxe um especial para quem já criou um e anda desanimado com os resultados que vem recebendo. Tenho certeza que isso vai ajudar, viu?
Antes de tudo, vale ter em mente que o sucesso não virá da noite para o dia. Isso não acontece. Todos os blogueiros que são nossos ícones atualmente, começaram por baixo, assim como nós. E hoje, com muita determinação e persistência, trabalham com seus blogs, conquistando cada vez mais leitores e até ganhando dinheiro com isso.
É importante lembrar que, no mínimo, você tem que ter um nome criativo, um conteúdo exclusivo e um bom design. Se um dos três itens falhar, com certeza vai implicar no número de visitantes. Como já dei dicas de nomes e como escolher um no post anterior (ainda não viu?), vou dar mais ênfase aos outros dois. Que tal?
Escolhendo o conteúdo e o público alvo
Se você está criando um blog para copiar o post de outro, esqueça. Ter matérias exclusivas é o que conta em um bom blog. Não adianta ir no Depois dos Quinze, por exemplo, dar um control+c no conteúdo e um control+v no seu novo post. Além de espantar os leitores que vão no seu blog e encontram algo que já leram, você ainda vai ficar com fama de copycat, E ninguém quer isso, certo?
Então, tenha em mente o que vai aparecer no seu blog. Separe uma folha e escreva nela tudo o que gosta de falar e quer abordar em sua página. Dê uma conferida, veja se não falta nada e comece a preparar suas “matérias”.
Uma dica é não ter muitas categorias nada haver no blog. Traga posts que sejam de interesse do seu público alvo, por mais amplo que seja. Vejam o Julie de Batom: falo aqui sobre o universo feminino adolescente, e é para garotas da nossa idade que penso quando vou criar algo novo. Imaginem se um dia vocês chegam aqui e encontram um post sobre o que o Barack Obama anda fazendo nos EUA? Ia ser estranho e nada haver, certo? É aí mesmo que quero chegar!
Decidir o público alvo e o conteúdo do blog é super importante, pois vai marcar toda a sua passagem pela blogosfera. Além disso, fica mais fácil saber onde divulgar.
Escolhendo o design
Aí está outro erro que muitos blogueiros cometem: o design da sua página. Quanto mais limpa e fácil de navegar for, melhor. Não adianta ter um cabeçalho lindo, super produzido no Photoshop, se não for simples para o leitor interagir com os menus e laterais.
Além de escolher a parte gráfica, a codificação é outro problema. Não sei se é porque estou familiarizada com códigos e etc, mas sempre que entro em um site/blog que tem problema de programação, me dá uma vergonha alheia. E olhem que já vi de tudo: links que não funcionam, mapeamento em lugar errado, comentários que não abrem, fotos maiores que a divisória, fontes que acentos não funcionam…
Então, lembre-se de sempre conferir todo o blog antes de publicar o novo layout. Não é porque você achou um template lindo no site do seu web designer favorito que significa que está perfeito. Muitas vezes, está cheio de erros que são perceptíveis, viu?
Para quem sabe criar seus próprios lays ou se atreve a aprender, fica a dica: revise seu design e seu código. Sei que é chato, mas é preciso. Eu gosto de ter um blog só de testes, assim aplico meu novo layout lá e vou navegando. Se acho que algo está errado ou complexo demais, arrumo. Dá trabalho, mas vale a pena.
Além disso, esqueça aquelas coisinhas “extras” que a gente encontra por aí. Nada de glitter descendo do topo, nada de chuva de corações, nada de janelas de boas vindas, nada de trezentos gifs na sidebar… Deixe de lado tudo o que possa deixar a página 5x mais pesada. Sua lateral está lá para ter o básico: seu perfil, as categorias do blog, seguidores, contador… Só. E outra coisa: seu blog não precisa de relógio nem calendário. Esses itens já vêm no computador, ficam presentes ali embaixo. São acessórios inúteis que só vão deixar seu blog mais lento.
Para terminar (ufa!), deixe 5 posts por página, no máximo. Quanto menos conteúdo para carregar tiver em seu blog, melhor. Ninguém curte esperar muito tempo para uma página abrir. E, quando isso acontece, o leitor acaba fechando antes mesmo de carregar.
Tudo pronto… E agora?
Agora é hora de divulgar seu blog por aí. Use sua conta esquecida do Orkut e divulgue seu cantinho lá nas comunidades. Também vale usar o Facebook, o Twitter e o Bloglovin. Há alguns grupos no Face que são próprios para blogueiros, assim como existem, também, as comunidades no Orkut. E claro que eu trouxe as minhas favoritas, né?
No Orkut:
Comunidades de blogs:
Comunidade só para divulgação:
Oh My Blog!
Blorkutando
Blogspace
Bloínquês
Blogs |Blogspot & WordPress|
Parcerias Entre Blogs
Fashion Blogs / Blogs de Moda
Tudo para blogs
Perfis de Divulgação de Blogs
Para seu blog
Clube das Blogueiras
No Facebook:
Ah, e lembre-se: vale tudo para divulgar seu blog, desde apresentá-los para seus amigos (e não forçar!) até colocar o link no perfil do Twitter. A única coisa que você não deve fazer mesmo é sair comentando em outros blogs pedindo que visitem e sigam o seu. Isso é horrível, ninguém gosta! Comente, sim, deixe o link do seu blog… Mas fale sobre o post. O blogueiro vai visitar a sua página para retribuir sua visita e comentário.
Seja agradável
A pior coisa do mundo é você conversar com um blogueiro e não ter atenção que precisa. Por isso, seja educado com seus leitores, responda todas as dúvidas por inteiro e não ignore o que eles falam ou pedem. É importante ter conta nas redes sociais principalmente por isso: quanto mais perto dos seus leitores você ficar, melhor. Nós criamos amizades aqui, e isso é super importante. E não estou falando em interesse, viu? Mas de amizade real.
Seja humilde
Se criou um blog só para dizer que tem um, ganhar dinheiro e mimos e ser popular, então desista enquanto é tempo. Se não houver amor e dedicação, nada vai para a frente. Dinheiro e popularidade vem com o tempo e, quando consegui-los, continue sendo o que sempre foi. Quanto mais transparente você for, melhor. Deixe os leitores conhecerem o que você é e faz. Nada de máscaras, viu? Ninguém merece blogueiro falso, que finge ser o que não é.
Os frutos
Com o tempo virão os resultados bons do seu trabalho. Isso só vai acontecer se você se dedicar, amar o que faz e não ficar com interesses. Tenho certeza que, com persistência, você consegue. As dicas estão aí para ajudar e não para enfeitarem os blogs. Se elas existem, é porque dão certo e ajudam aqueles que estão começando, assim como ajudaram os mais experientes hoje em dia.
Espero que esse mega post sirva de ajuda para quem ainda está pensando em criar um blog ou até continuar com o que tem. Qualquer dúvida, comentem! Vou responder todos.
12 Comments
Sou bem novata nesta área, não sei se estou indo bem ou se to indo mal, mas ta indo, devagar e sempre. Suas dicas me ajudou, muito obrigada, um beijo.
http://lainfinito.blogspot.com.br/
Sou super, mega, hiper novata aqui, e já estou adorando tudooo desse mundo de blogs >< não sei se comecei bem com o design, com o primeiro post, mais ta indo, as dicas vão ajudar muito, sou do http://bebimuitocafe.blogspot.com.br/ aceitando ajuda lá u.u bjjs adorei!
Adorei o post e até vou mudar algumas coisinhas no meu blog, haha. Pode fazer mais post assim, viu ?! Ajuda muito …
Parabéns pelo seu blog, está lindo!
Super beijos … <3
http://Www.unluxe.blogspot.comq
ai o teu blog, é simplesmente lindo demais flor, parabéns *———-* estou começando o meu blog agora, estou preparando todo o conteúdo com calma, o domínio, layout e tudo mais, o teu post me ajudou muito mesmo, e já estou participando de todos os grupos do facebook, enfim, só queria dizer obrigada ♥
Super concordo com você um blog não vai crescer do dia pra noite, se requer tempo, e tudo que aprendemos no blog é muito fundamental.
http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com.br/
Nossa Julie … você acabou de tirar todas as minhas duvidas, já estou na blogosfera á algum tempo e tambem acompanho o seu blog a algum tempo ! ah , então o jeito é agradecer pela compreenção que você teve com nos suas leitoras (:
Mt legal o post 😀 dá a maior força pra quem fez e quem quer fazer um blog…
Ah, eu gostei muito das dicas, já que meu blog ainda está no começo 😀
Já estou super seguindo
Bjoo
clove-cinnamon.blogspot.com
Realmente, há quem crie um blog apenas porque está na moda ou para se autopromover. Não que se autopromover seja errado, mas em minha opinião, um blog deve ser mais do que isso. Deve ser o reflexo de seu autor. E falar de coisas que possam fazer com que os leitores sintam-se em casa. É o que tento fazer no meu. Se está dando certo? Aos trancos e barrancos, o Wink sobrevive. Mudei tudo lá porque estava muito preocupada em agradar os outros e não a mim mesma, até que percebi que o meu blog precisa ser a minha cara, e se eu me sentir bem com ele os outros se sentirão bem também. Acho que é por aí.
Mas você está certíssima em tudo o que disse. Bjo.
http://miasodre.blogspot.com/
Amei o post Julie, gosto de ler coisas assim. Uma das dicas que eu acho que toooodas as pessoas que tem blo deveriam ler é: não comente apenas pedindo visita; é chato e passa uma imagem péssima, mas parece que eles não se tocam disso. Ufa desabafei, kkk'
Beijos
http://oncinhazul.blogspot.com
Eu concordo com tudo o que você disse, para cuidar de um blog tem que ter no mínimo bom senso, criatividade e responsabilidade. Beijos ;*
amei o post, vai ser bem útil para quem está começando agora, como eu. Queria saber como você se inspira para fazer os posts, porque às vezes a gente fica sem ideia, né? :/ com certeza vou seguir suas dicas!