
Como vocês sabem, estou fazendo faculdade de Jornalismo. Logo no primeiro semestre, temos uma matéria chamada Fotojornalismo, onde aprendemos a mexer com a câmera e, claro, as técnicas para ter uma boa fotografia. Depois de ensinar para sala o que é ISO, diafragma e toda a parte teórica, meus professor começou a nos deixar praticar. E, dica aqui, aula lá, chegamos a parte de posicionamento do objeto em foco. O assunto é tão interessante que me senti obrigada a compartilhar com vocês. Ah, e vale avisar: a dica vai mudar o jeito de vocês fotografarem para sempre, viu?
Antes de tudo, pegue sua câmera ou seu celular. Tenho certeza que fuxicando (de propósito ou acidentalmente) vocês já repararam que há uma opção onde o visor fica dividido em guias. Acertei? Pois bem, ative as guias. Vai ficar mais ou menos assim:

Caso não saiba ativar as guias, dê uma olhada no manual da sua câmera. Geralmente, no celular, essa opção fica nas configurações. Já na câmera, aperte o botão display (ou disp).
Repararam que agora temos um tipo de jogo da velha, né? Tecnicamente, isso é chamado de regra dos terços. Cada encontro entre as linhas é o espaço onde você deve enquadrar o seu objeto ou parte da foto que quer destacar.
Mas como assim? Não vou centralizar? Não.
Deixar a pessoa ou o objeto no centro, muitas vezes, acaba com a foto. Quando você posiciona o que quer fotografar ao lado, automaticamente, sua fotografia ganha um olhar diferente e totalmente melhor. Isso sem contar o espaço na lateral que você ganha para mostrar a paisagem ao redor. Olha os exemplos:








Agora imagine se as pessoas estivessem ao centro da foto. Primeiro: não teríamos a paisagem em volta delas. Segundo: a qualidade o contexto da fotografia iriam se perder. E só para ressaltar: essas fotos eu encontrei em somente duas páginas do We heart it. Nem precisei procurar muito, pois ela é super usada – e dá uma ajuda e tanto no resultado.
Treinar essa “técnica” é o primeiro passo para ter uma melhora nas suas fotos. Quando for a um aniversário, tente brincar com as guias. Ao invés colocar o aniversariante no centro, tente posicioná-lo de lado e mostrar a decoração do lugar. No passeio com a família, ao invés juntar todo mundo e gritar “xis”, reúna pequenos grupos e use a regra dos terços. Em lugares como praias, praças, piscinas e etc, registrar o lugar, às vezes, é melhor que registrar você lá. E fazer os dois ao mesmo tempo é melhor ainda.
Então, que tal pegar sua câmera ou celular e sair clicando tudo utilizando a dica de hoje? Vale clicar um CD, um perfume, uma agenda, um ursinho de pelúcia… Qualquer coisa. Faça uma comparação e fotografe a mesma coisa dos dois jeitos: centralizada e usando a regra dos terços. A diferença é perceptível.
Para finalizar, trouxe duas fotos minhas – bem antigas – que, mesmo sem querer, usei a regra dos terços. Acabei utilizando de uma técnica que nem conhecia, somente por achar que a foto ficaria melhor ou para brincar com o posicionamento.


Quero ver as fotos que vocês vão tirar com essa técnica, viu? Podem me mostrar pelos comentários ou no Twitter (@juliedebatom). Vou adorar ver as fotos de vocês!
E aí, curtiram a dica? Conta pra gente!
2 Comments
Oi Julie, tá joia? Tinha um tempão que eu não passava aqui no jdb. Adorei esse post e as fotografias que você usou nele são uma graça!
Acho que o posicionamento depende muito do que está sendo fotografado e do que está ao redor disso! Você não vai centralizar um rosto quando o que está ao redor é um campo maravilhoso ou uma praia, né. Mas também não vai deixar o principal ao lado quando o fundo não é bonito. Tudo depende do que está na frente da lente 🙂
Beijo beijo!
http://www.garotasdizem.com/
Oi,
Adorei a dica, essa regra dos terços, nossa… melhora realmente as fotos. Vou tentar usar *-*
Eu tava querendo fazer faculdade de jornalismo (falta alguns anos mas de boa), e aí, cê tá gostando? :3
Bjs,
http://darkening.freetzi.com/