fbpx

Julie Duarte

Seu blog de maquiagem, beleza e muito mais!

Entendendo alguns conceitos de fotografia

Conceitos de fotografia
No natal do ano passado, finalmente, eu ganhei a minha câmera nova. Depois de pesquisar e ficar em dúvida entre umas cinco, acabei escolhendo a Panasonic Fz47 que, na opinião dos fotógrafos e apaixonados por essa arte, é a que mais se destaca entre a sua categoria (superzoom ou, como chamam por aí, semi profissional).
Comprei a câmera com este vendedor e ela chegou uma semana depois, tudo por culpa dos Correios e suas inúmeras encomendas de fim de ano para entregar. Quando recebi, fui para o quintal da minha casa só para testar todas as funções da câmera.
Fiquei super perdida, confesso! Eram tantas coisas novas que mal sabia por onde começar. Até o momento, só havia tocado em câmeras digitais e simples e, para ajudar, o manual era em Inglês e Espanhol. Mesmo fazendo cursos dos idiomas, a preguiça de ter que pensar dobrado para entender foi grande. Então, fui com a cara e a coragem. O que resultou foi isso aí:

Entendendo os conceitos de fotografia

Conceitos de fotografia macro
Conceitos de fotografia
Conceitos de fotografia
Conceitos de fotografia
Conceitos de fotografia
Conceitos de fotografia
Fiquei tão feliz de conseguir o fundo embaçado que nem me preocupei em tentar outras funções. Tinha conseguido o que queria e já estava mais que satisfeita.
Então, saí do modo “Macro” da câmera e fui para o temido “Manual”. Sabe aquela felicidade de conseguir o fundo embaçado? Pois é, sumiu na hora!
O modo “Manual” é bem complicadinho, isso porque você tem que configurar praticamente tudo antes de clicar. Não é tão fácil quanto apontar a câmera e clicar.
Fui até o Google, procurei fóruns da câmera e não achei nada. Por ser modelo novo, imaginei que poderia acontecer. Pesquisei alguma dica do modelo anterior (a Panasonic Fz40) e nada… A única saída seria ler sobre cada item e descobrir como usá-los sozinha.
Fiquei até as 4 da manhã lendo fóruns, blogs e sites voltados à fotografia. Foi meio difícil encontrar algumas coisas, o que reforçou minha ideia de dar uma ajuda para vocês que tem uma máquina (profissional ou não) em casa e não sabe o potencial que ela tem. Depois de ler alguns artigos, até percebi como a minha digital tinha algumas coisas a mais que eu nem percebi.
Para começar, vamos ao básico dos conceitos de fotografia: o que é ISO e abertura de diafragma. Esses foram os termos que me deixaram mais em dúvida quando li no menu da câmera. Então, vamos lá!
ISO: É a capacidade do sensor de ser sensibilizado quando recebe luz. O recomendado é deixar no padrão: 100. Ele serve para quando a iluminação está boa, pois quanto maior o número de ISO, mais granulação ele vai produzir. Se precisar fotografar em lugares mais escuros, vá trocando o valor. Encontrei algumas dicas na internet que podem ajudar:
Luz do dia (com sol): ISO de 80 até 200.
Dias nublados e com pouca luz: ISO de 200 até 400.
Ambientes interno e com pouca luz: ISO 800 até 3200.
Abertura do diafragma: Informa a quantidade de luz entrando para sensibilizar o sensor. Quanto maior for a abertura, maior será a luminosidade. Em lugares com pouca luz, a dica é aumentar a abertura para que mais luz “entre” no sensor. A abertura do diafragma também serve para o efeito com o fundo embaçado: para consegui-lo, deixe a abertura maior.
Sabendo o que significa esses termos, já fica mais fácil começar a usar o modo Manual. Ainda estou pesquisando e tentando usar o meu; assim que encontrar mais dicas e novidades, eu posto aqui, viu?
E vocês? Curtiram as dicas? Conta pra gente!

2 comentários em “Entendendo alguns conceitos de fotografia

  1. olá (:
    ah tambem ganhei uma camera semi profissional recentemente e as dicas são boas realmente!
    eu também fiquei perdida com o que era iso e agora consegui entender melhor (:
    beijos e bom proveito com sua camera 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copie a make: Olivia Rodrigo! Makes com foco na boca!