Eu uso armação de grau desde meus 3 anos de idade. Na época, fui diagnosticada com astigmatismo e hipermetropia, que hoje em dia deu lugar à miopia. Então, quando cheguei na adolescência e comecei a me interessar por assuntos relacionados à beleza, o que mais escutei foram regras de maquiagem para quem usa óculos. E pior: muitas delas “ensinadas” por quem não convive com o acessório o dia inteiro!

O que mais vejo por aí são blogueiras no Youtube ensinando dicas de maquiagem para quem usa óculos sendo que elas nem usam. Muitas trocaram a armação de grau pela lente de contato, inclusive. E isso sempre foi algo que me incomodou: as dicas não funcionavam pra quem convivia com o item praticamente 24 horas por dia, sabe?
Se eu seguisse todas as “regras” de maquiagem para quem usa óculos, eu teria que bloquear minha criatividade e usar sempre as mesmas coisas. Imagina que chato! Como seria triste viver uma vida presa a padrões por precisar de um produto para enxergar o mundo… Tudo isso pra quê?

5 regras de maquiagem para quem usa óculos que precisamos quebrar!
Este post nasceu como resultado de uma introspecção minha – coisa da quarentena, haha. Por isso, reuni 5 regrinhas que a gente escutou a vida inteira sobre maquiagem para quem usa óculos. A ideia não é segui-las, pelo contrário: sinta-se livre para se inspirar neste post e usar o que quiser!
1- Sombras neutras e suaves com delineado gatinho
Quantos tutoriais de maquiagem pra quem usa óculos você já viu na internet que ensinavam um olho com tons neutros e delineado gatinho? Muitos! Isso porque rola aquela “regra” que o óculos já chama muita atenção, então a make precisa ser feita com tons mais básicos.

A real é que a gente pode – e deve – se jogar no que gostamos. Esse tipo de regra só limita e propaga a ideia que usar óculos é ruim. E não é! Eu mesma adoro escolher qual será minha próxima armação porque é como se fosse minha nova fase, sabe? Então, penso em algo que reflete o que quero transmitir e todo meu estilo.
E com tanta opção legal de óculos, vocês acham mesmo que eu vou tirar quando for sair? Na-na-ni-na-não!
2- Sobrancelha bem marcada
Outra regra de make pra quem usa armação de grau é a “obrigação” de marcar e preencher bem as sobrancelhas. A ideia parte do pressuposto que o óculos já esconde essa parte do rosto, então precisamos “reforçar” pra aparecer mais e deixar o olhar mais expressivo.

Até faz sentido, mas perde o valor quando vira obrigação, sabe? Inclusive, existem inúmeras armações que não “combinam” com essa regra, seja porque cobrem as sobrancelhas ou até por serem mais delicadas. Então, mais uma regra que nem devia existir!
Maquiagem com armação de grau: nada de regras!
3- Olho tudo, boca nada ou vice-versa
Essa regra é bem popular, mesmo entre as pessoas que não usam óculos. Pra gente que precisa do acessório, a ideia é “disfarçar” a armação com a maquiagem, pelo menos no que der.

Então, se a armação já é mais chamativa, obrigatoriamente precisamos de um batom mais neutro. Só que dá pra fazer inúmeras combinações incríveis sem ligar pra esse padrão!
4- Olheiras camufladas
Outra regra de make pra quem usa óculos é a necessidade de camuflar bem as olheiras. Isso porque a armação já evidencia a pigmentação abaixo dos olhos, então todo look precisa camuflar bem essa área do rosto.

Essa regra é algo que, sinceramente, já deveria ter caído há tempos! Nada pode te impedir de deixar as olheiras à mostra, seja sem make ou com um corretivo levinho. Em pleno 2020, já deu pra aceitar que pessoas tem pigmentações, manchinhas e cicatrizes, né? Por favor!
5- Pele completa
Pele bem coberta, com contornos marcados e muito blush, afinal, tem que “equilibrar” a maquiagem, certo? Que nada! A preparação de pele pode, sim, ser mais levinha e não precisa seguir um checklist!

Fazer uma preparação de pele mais sutil não vai evidenciar sua armação. E se isso acontecer, tudo bem, também. Nós usamos óculos, precisamos dele para enxergar e ele faz parte do que somos. Então, por que ter vergonha e tentar se esconder? Não tem motivo pra deixar ele te limitar! O importante é usar o que você quiser, sem regras nem padrões, e ser feliz.

Agora quero saber de vocês: quais dessas regras já escutaram? Deixem nos comentários!