Projeto Up: como se organizar com blog?

Como se organizar com blog?
Ter um blog exige mais organização do que imaginamos. Digo isso porque já deixei de fazer muita coisa no JDB por falta de me programar melhor: já perdi assuntos por não anotar, isso sem contar os textos que comecei mentalmente mas nunca registrei. Com a rotina corrida, é fácil deixar as coisas passarem, né? Eu agora estou pensando em um post mas daqui a cinco minutos posso estar preparando uma pauta no estágio e… Puf! Adeus ideia para o blog.

Por esses e outros motivos que é sempre bom ter um cantinho para anotar tudo. Se puder ser um exclusivo para o blog, melhor ainda. Para ajudar você a se programar, separei algumas dicas de como se organizar com blog que foram muito úteis para mim, até mesmo para conciliar o Julie de Batom com outras atividades do meu dia-a-dia. Bateu curiosidade? Acompanha aí, ó:

As melhores dicas para se organizar com blog

 

  • CADERNO/AGENDA DO BLOG

Uma coisa que ajuda bastante a se organizar com blog é ter um caderno ou agenda exclusivo para ele. Desde que fiz um, a organização do Julie de Batom mudou demais! E isso não só com relação a postagem, viu? Também ajuda nos e-mails para responder, produtos que precisa resenhar e assuntos a resolver.

No meu caderno tem as seguintes divisões: tarefas, ideias de posts, parcerias/sorteios, encomendas, livro e metas/wishlist. Em tarefas eu anoto tudo o que preciso resolver logo, como responder comentários atrasados, mudar o layout do blog, etc. Deixei em primeiro para ser a primeira coisa que olho assim que abro o caderno. Na parte de ideias de posts eu anoto os assuntos que quero falar no blog. Assim me organizo melhor, principalmente no quesito categorias. Para não ficarem muitos posts com assuntos parecidos, gosto de colocar sugestões de datas para publicar. Escrevo o texto, edito as imagens mas sigo um cronograma que já faço nessa divisão do caderninho, sabe?
A parte de parcerias/sorteios é reservada para o que eu devo cumprir ou cobrar das lojas que combinaram algo comigo. Por exemplo: recebi um produto tal dia e preciso fazer resenha, aí anoto lá para lembrar que não falei dele ainda. Encomendas era onde eu estava anotando os pedidos que faziam de layouts para mim. Anotava tudo: número do pedido, quem solicitou, o serviço contratado, o preço e o status do pagamento. Como parei com as encomendas, essa parte agora está vazia.
A divisão de livro é algo pessoal, que não tem muita relação com o blog. Lá anoto todas as ideias que tenho para a história que estou escrevendo. Às vezes, imagino uma cena pra depois ou até um personagem e anoto nessa divisória. Assim não esqueço, né? Por fim, metas/wishlist é onde registro o que quero alcançar, tanto na parte do blog quanto pessoal.
O caderninho de forma organizada foi uma ideia que vi lá no Morando Sozinha. A Fran mostrou o que ela fez para se organizar com blog e achei super útil e prático, por isso adotei para mim. Porém, nem sempre o levo comigo. É aí que entra o próximo item…

 

  • A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Eu odeio levar muita coisa na bolsa/mochila. Sou do tipo basicona, que prefere deixar os mil e um itens de maquiagem em casa só para não carregar peso. E meu problema de coluna também influencia bastante, então nem posso abusar da coitada.

O caderninho do blog é algo que fica sempre em casa porque, além de ocupar espaço, nem sempre eu estou com caneta na mão ou com acesso rápido a ele (imagina eu em pé no ônibus lotado, galera?). É aí que entra meu tão querido celular! Ah, a tecnologia…
Uma das melhores coisas que inventaram – principalmente para se organizar com blog, né? – foi o bloco de notas no smartphone. E ainda melhor a opção de colocar o lembrete logo na tela inicial. Quer função mais prática que essa? Eu sempre a utilizo e ela quebra muito o galho. Aí, quando chego em casa, corro para anotar no caderno. Melhor que levá-lo pra cima e pra baixo! haha.
Você pode aproveitar o calendário do seu celular para se programar, também. Crie uma nota no dia tal para te lembrar de publicar algo ou responder algum e-mail. Quer outra dica que ajuda muito? Criar eventos no Facebook! A própria rede social te avisa nas notificações, então é impossível esquecer.

 

  • SEPARE UM HORÁRIO PARA O BLOG

Acredite: ter o caderninho e as notas no celular não vão servir de muita coisa para se organizar com o blog se você não se programar com o tempo! Meus horários são muito flexíveis e isso me atrapalha bastante nesse quesito. Por isso não tenho uma hora certa para me dedicar ao blog, então estabeleço um período. Por exemplo: sei que dia de semana eu só tenho a noite. Então separo, sei lá, uma hora de cada noite para me dedicar ao blog. Quando preciso escrever post, faço só isso. Se já tenho algo pronto, me dedico a outras coisas: redes sociais, e-mails, edição de fotos, etc.

É importante separar um horário para se dedicar ao seu blog e cumpri-lo certinho. Deixar para mexer no blog “na hora que der” pode acabar resultando em meses sem atualização. Além disso, você sabe que naquele momento vai poder colocar na prática todas as ideias que anotou no celular ou no caderno, né? Vai funcionar mais ou menos assim: enquanto você está na escola, faculdade ou trabalho, dá para pensar nos assuntos que quer abordar. Em casa, quando chegar, é hora de escrever sobre eles. Bem mais fácil!
Outra dica de se organizar com blog é aproveitar o tempo livre. Por exemplo: não teve curso ou saiu mais cedo da faculdade e vai para casa? Use essas horinhas para adiantar algo do blog, seja responder os comentários ou atualizar as redes sociais.

 

  • DEIXE POSTS PRONTOS E PROGRAMADOS 

Usar o tempo livre para se organizar com blog também é bom por outro motivo: você pode aproveitar e criar outros posts. Nem precisa publicá-los agora, viu? Deixe-os guardados para postar naquele dia que você não tem tempo para o blog ou quando está sem ideia do que escrever.

Uma função que também ajuda muito é a de programação dos posts. Você pode escrevê-lo agora e agendar para ir ao ar só amanhã. E nem precisa entrar no blog nem nada. A própria plataforma (Blogger ou WordPress) faz isso por você. Ah, e o Facebook também tem essa opção para a fanpage, caso tenha uma. Então dá para fazer várias postagens e deixar a rede social se encarregar de liberá-las durante o dia, né?

 

  • TENHA UMA AGENDA NO SEU BLOG
Conciliar a vida offline com a online é uma das coisas mais complicadas quando o assunto é se organizar com blog. Quantas vezes você já se surpreendeu com o fato de ter que entregar um trabalho amanhã e nem se lembrar disso? Pois é, bate aí! Foi passando por muitos momentos assim que eu finalmente coloquei uma agenda na lateral do JDB. Como eu entro todo dia aqui, sempre vejo quais são as tarefas que preciso cumprir. Gosto de colocar coisas do dia-a-dia nela porque, além de me lembrar, ainda mostra para os leitores o que faço fora da internet. E, ó, nem precisa correr para o Google porque o tutorial da agenda está aqui no JDB! Só clicar neste link e colocar a mão na massa 😉

 

  • DEPOIS DAS DICAS…
Organização é a base de tudo, principalmente se você quer que a coisa ande. Com o tempo, o resultado é bem visível! Isso começa a mudar até o número de visitas e comentários, sabia? Afinal, dá para se programar de divulgar o blog, responder comentários e até interagir mais com os leitores. Quanto mais você se organiza com blog, mais sua vida na blogosfera se torna mais simples, né?
Vale lembrar que esse post faz parte do Projeto Up. Se você não a conhece, eu explico: criei esta tag há um tempo para dividir minhas experiências sobre a blogosfera. Já falei de diversos assuntos aqui e os leitores curtem bastante. Se você está aí querendo dar uma melhorada no seu espaço na internet, vale conferir as outras postagens!
E vocês? Curtiram o post? Já usavam alguma dessas dicas para se organizar com blog? Comentem aí! Ah, e se tem algum assunto que querem ver nesta tag, me contem, viu? Sugestões são sempre mais que bem vindas!

Comments

  1. Pamela Dal Alva Avatar

    Uii, ai sim. Eu tenho um caderno do blog, como fica meio guardado por causa dos gatos, acabo esquecendo kk. Mas agora tenho um Mural Hurrumm o/
    E aii será mais fácil minha vida kk

    Bjos :*
    http://www.eraoutravez.com

  2. Gabriela Motta Avatar

    Amei o artigo, Ju, me identifiquei muito. Eu também tenho um caderninho de organização que carrego todos os dias, e tenho um espaço só para o blog onde escrevo tudo que preciso. Como ele é pequeno, cabe em qualquer bolsa e não pesa muito. E uma dica que facilitou muito a minha vida foi ter um lápis exclusivo para este caderno, que fica dentro dele. Assim, está sempre à mão e não vai parar em outro lugar. ^-^

  3. Fernanda Mesquita Avatar

    Eu praticamente posso dizer que te amo, hahaha! Tu sempre fala coisas que eu preciso 'ler'. Como consegue? Enfim, amei o post. É uma ajuda e tanto!

    http://www.detalhesdafefa.blogspot.com

  4. Planet Pink Avatar

    Gostei muito do post, Julie.
    Mas fiquei sem entender a parte que viocês diz que o facebook libera posts automáticos no blog, como seria isso?
    Beijos

  5. Alana Bastos Avatar

    Gostei do post Julie, uma dica que eu uso é estabelecer uma meta verdadeira comigo mesma, por exemplo, a minha é de post no mínimo dia sim dia não e vídeo novo pelo menos de 2 em 2 semanas, assim me organizo pra cumprir isso. bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

  6. Ana Luiza Avatar

    Nossa amei as dicas, preciso me organizar melhor com o blog e evitar q ele fique parado haha. Tenho que comprar um caderninho urgente :3
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

  7. De repente dezoito Avatar

    AMEI! PROVIDENCIANDO MEU CADERNO PRA ONTEM!!!

  8. Luana Oliveira Avatar

    Eu me considero uma pessoa ate bem organizada com o blog, porque sempre que dá, estou programando posts ee.. tenho sim, uma agenda para o blog!
    ADOREI AS DICAS (:

    Já conhece o meu blog? Espero sua visitinha ok?! Ahh e se puder, dá um like na minha fanpage pra ajudar na minha meta … Beeeeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

  9. Monique Pires Avatar

    Essas dicas sao de ouro, eu tenho uma agenda que coloco coisas do meu dia a dia, o que inclui o blog e tenho um bloco de notas pra anotar ideias e tal mas quero muito fazer um caderninho personalizado igual ao da Fran com divisórias só pro blog tambem! 😀

    Beijos
    http://www.aiquefase.com

  10. Thamíris Maria Avatar

    Amei as dicas Ju <3, admiro muito o seu trabalho♥

  11. graciela Avatar

    Sempre com dicas de ouro.
    Beijo

  12. Marijleite Avatar

    Amei o post; desde que comecei a usar uma agenda pra anotar minhas ideias de posts e a deixar posts programados no blog, ficou muito mais fácil para mim. Essa organização ajuda muito!
    Quantas vezes já esqueci de uma ideia legal 🙁 .
    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

  13. Endhi Falcao Avatar

    Me ajudou muito, amei seu blog!!!!! BJ

    quintaldadi.blogspot.com.br

  14. Juuh Silva Avatar

    Amei suas dica , e estou começando um blog agora, e seu post foi o melhor q encontrei vlw

    quando puder de uma olhada no meu

    http://derretendo-em-novidades.blogspot.com.br/

  15. Juliana Borges Avatar

    Já tentei ter um caderninho pro blog (pra organizar minha vida pessoal também), mas, por mais que eu adore fazer anotações e tal, eu tinha muita preguiça de escrever. Hoje, eu só anoto ideias de posts no meu celular.
    xoxo

    http://www.s2juuh.blogspot.com

  16. Dayanne Silva Avatar

    Amei o post, dicas muito úteis e que iram me ajudar bastante. Da uma olhada la no meu site se interessar.

Leave a Reply to Juliana Borges Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *