Se você está no ensino médio, tenho certeza que uma das suas dúvidas frequentes (além daquelas de matemática) é sobre faculdade. Acertei? Começa com qual curso escolher, qual universidade ingressar, como se dar bem nos quatro ou cinco anos de estudos… E por aí vai! Eu tive milhares de questionamentos quando estava nessa época, juro! E conforme fui passando pelos quatro anos de Jornalismo e tendo diversos problemas para solucionar, eu aprendi muitas coisas que podem ajudar você que vai entrar ou está no comecinho do curso. Por isso quis reunir as 10 melhores dicas de como sobreviver à faculdade.
Eu tentei trazer algumas coisinhas que servem para todos os cursos, assim vocês podem entender como funciona a faculdade em si. A ideia é ajudá-los a passar por essa fase sem sofrer tanto. Claro que problemas sempre acontecem, mas nós podemos suavizá-los, né? E eu, que já passei por muita coisa, quis ajudá-los do jeito que posso! Espero que as dicas sejam úteis 😉
Afinal, como sobreviver à faculdade?
- 1- FAÇA ALGO QUE VOCÊ GOSTA
Tá, tá. Eu sei que é clichê. Mas a verdade é que não existe conselho melhor para sobreviver à faculdade do que entrar em um curso que você curte. Nada será bom se você estiver começando algo que não consegue se adaptar. Faça o que você quer, aquilo que tem vontade de ser um dia, que seu coração manda. Se começar qualquer coisa por dinheiro ou obrigação, não sairá bom o suficiente. E isso influencia muito o tipo de profissional que você será no futuro, né?
- 2- SEJA ORGANIZADO
Sério, tenha uma agenda, um aplicativo no celular, qualquer coisa. Mas, por favor, seja organizado! Se você faz estágio ou trabalha, ainda mais. Sei que pode ser papo de mãe, mas quando você organiza tudo o que precisa fazer, as coisas fluem melhor, você consegue fazê-las no prazo e ainda sobra tempo livre para aproveitar. Sempre que um professor marcar uma prova, passar um trabalho ou houver uma atividade diferente, marque em algum lugar. E olhe sempre! Assim você pode fazer seus trabalhos, não ser pego de surpresa em nenhuma prova e, consequentemente, ter notas melhores.
- 3- NÃO DEIXE PARA CIMA DA HORA
“Ah, esse trabalho é para daqui um mês… Depois eu faço”. Não, não e não. Não caia na besteira de deixar para depois. E sabe por quê? Nesse um mês que você tem para fazer o trabalho pode acontecer muita coisa. Inclusive outro professor passar mais atividades. Afinal, você não tem só uma disciplina no curso, certo? Assim que o professor indicar o trabalho, já comece com a pesquisa. Aproveite os fins de semana para fazer etapas do trabalho. Você pode dividi-los em partes e produzi-lo ao longo das tardes de sábados, por exemplo. Assim você faz menos coisas por dia e termina logo, certo?
- 4- CONVERSE MUITO COM SEUS PROFESSORES
Nossos professores não são nossos inimigos, por mais chatos e exigentes que eles sejam. Pense neles como profissionais da área que são mais experientes que você. Eles já passaram por tudo isso que você está vivendo e mais: o que ainda irá viver. Converse com eles, troque ideias, pergunte sobre a área. O máximo que você puder arrancar de conhecimento do seu professor, ainda melhor.
- 5- FAÇA AMIGOS
Sério, gente. Se você puder fazer amigos durante a faculdade, faça! Eles serão as melhores pessoas para te entender nesse processo de graduação. Sobreviver à faculdade não precisa ser uma tarefa solitária. Divida-a com seus amigos. Além disso, os trabalhos e provas em grupo serão ainda mais divertidos se você fizer com pessoas queridas.
- 6- NÃO LIMITE-SE APENAS À AULA
O conhecimento não está somente naquilo que seu professor passa em sala de aula. Leia livros, faça atividades complementares (elas são importantíssimas e muitas universidades pedem um número mínimo para você se formar), inscreva-se em cursos específicos e use muito a internet. Você não pode limitar-se apenas ao que aprende na aula, pois há um mundo além disso. O que seu professor passa é apenas a pontinha do iceberg do que você precisa para ser um profissional excelente. Vá atrás de conhecimento, especificação, tudo o que puder para se destacar. Afinal, o mercado de trabalho não está fácil, né mores?
- 7- NÃO SINTA MEDO DE PERGUNTAR OU ERRAR
A faculdade é a área de treinamento pré-emprego. Lá você vai aprender o básico que precisa para ser um profissional qualificado. E é lá, também, que você pode e deve errar. Não tenha medo de perguntar ou de cometer erros nas aulas. Pelo contrário: faça o que você acha que está certo e, se não estiver, seu professor irá guiá-lo para praticar aquilo de forma correta. Melhor errar na classe do que no emprego, concorda?
- 8- ANTECIPE SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Se você está começando a faculdade agora, tenho certeza que o Trabalho de Conclusão de Curso (o tão temido TCC) nem passa perto de seus pensamentos. Bom, é melhor que ele comece, viu? Deixar o trabalho mais importante da faculdade para cima da última hora pode ser péssimo. Lembram da dica 2? Ela se aplica aqui, também. Se possível, já vá pesquisando temas, formatos e o que precisar para ter um TCC bem feito, com boa nota e, claro, aprovação. Quanto mais cedo você pensar nisso, menos preocupação no fim do curso. Ah, e essa dica é ainda mais importante para quem precisa fazer o trabalho e ainda continuar nas aulas, viu? Porque aí você precisa conciliar TCC, provas, trabalhos, atividades complementares, tudo junto. O meu curso, por exemplo, foi assim.
- 9- DIVIRTA-SE
Quem disse que você não pode sobreviver à faculdade divertindo-se? Não fique tão preso nas aulas, tá? Você pode e deve aproveitar essa época para ter diversão. Levar tudo muito a sério pode tirar de você um dos melhores momentos da vida que é a faculdade. Algumas aulas sempre rendem menos que outras, não se sinta a pior pessoa do mundo se quiser faltar para comer uma pizza com os amigos, por exemplo. Não estou incentivando a fazer isso sempre, viu? Mas desencanar um pouco é bom, desde que isso não te prejudique. Eu mesma perdia aulas que eu sabia não ter nada novo para ficar sentada com os amigos, só conversando. E olha: perdi uma aula sem muito conteúdo mas ganhei amigos incríveis. A gente sempre está ganhando algo, mesmo quando pensa que não.
- 10- CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO
Eu queria que alguém tivesse me falado isso como dica para sobreviver à faculdade logo no começo do curso. Sério! Com uma vida louca entre estágio, provas, trabalhos, aulas e vida pessoal, eu descuidei muito da alimentação. Ainda mais que na universidade há diversas cantinas com coxinhas, frituras e refrigerante. Sem contar nos comércios em volta que raramente vendem comida saudável (ou vendem por preços absurdos e impossíveis de pagar todos os dias). Por isso, cuide o máximo que der da sua alimentação. Se não tem como comprar todo dia na faculdade, leve pronto. Vale desde sanduíches até algumas barrinhas para enganar a fome até chegar em casa. Claro que você pode (e deve, assim como falei no item anterior) comer uma coxinha de vez em quando. Mas tente tornar isso um hábito raro e não corriqueiro, tá? São quatro anos de curso e você pode ter muitos problemas futuros por descuidar da alimentação nesse período. Não só quilos a mais, como colesterol, gastrite, diabetes e por aí vai.
Agora eu quero saber de vocês: curtiram as dicas de como sobreviver à faculdade? O que vocês acrescentariam? Comentem aí!
6 Comments
Muito obrigado eu estava elaborando a minha propria lista baseado na minha experiencia mas vendo o seu vejo que a minha ficou muito incompleta vou aproventar pelo menos 4 das dicas que você colocou concordo com todos menos a dica 5 não vejo a faculdade como um lugar bom pra fazer amizades.
Mas no geral ficou muito bom e me ajudou demais muito obrigado.
Fico feliz em ajudar <3
Julie!
Estou começando o 4º semestre de 8 de PP e já percebi que suas dicas são valiosíssimas para quem vai iniciar a faculdade em breve! No que se trata de organização, estou 100% de acordo. Tive uma fase muito ruim no 3º semestre, e melhorei muito quando me organizei, tanto no que se trata de estudos para prova quanto entrega de trabalho. Vale muito a pena um calendário de parede com espaço para escrever que nos lembre diariamente as tarefas que temos.
Além disso, minha saúde também agradece a dica. Lanche gorduroso todo dia não dá! Fora que o salário do estágio quase não nos deixa cobrir todos os gastos!
Um beijo!
PS: Acompanho seu blog desde quando você ingressou na faculdade. Estou me sentindo muito orgulhosa de você, formada e trabalhando com o que ama <3
Oi, Carina! Obrigada pelo comentário. Que legal saber que você me acompanha desde o início dessa loucura toda! hahahaha
Faculdade não é fácil. Se a gente não se organiza (com provas, alimentação e vida mesmo), tudo vira uma bagunça e foge do nosso controle!
Oi Juli, muito legal o seu post.
Eu fiz PP. Na época do TCC não via a hora de acabar o curso, agora eu sinto falta
Vc é de Santos também?
um beijo
Oi, Dea! Obrigada pelo comentário <3
Depois que passa, a gente sempre sente falta, né? É uma loucura, mas depois que passa dá muita saudade...
Sou de São Vicente, logo ao lado hhahahah Você é da Baixada?
Beeeijos