Adivinhem quem é a mais nova ruiva da blogosfera? Euzinha! Tingi os fios há uma semana e posso dizer que foi a melhor coisa que já fiz. Estou adorando a cor e apaixonada pelo meu novo look. Só falta tingir as sobrancelhas e, aí sim, fica tudo completinho! Mas quero contar para vocês como ficar ruiva e toda a história antes dos fios cobres.

Para começar minha #sagaruiva, resolvi fazer uma retrospectiva do meu cabelo. Então, sim, o post será longo! HUE A ideia é ir contando aqui no blog todos os tratamentos que estou fazendo nos fios agora, já que o ruivo é uma cor bem chatinha para manter e requer muitos cuidados. Além disso, como ficar ruiva, chegar nessa cor e nessa textura. Meu cabelo já passou por outras químicas e cores antes disso, olhem só (e ignorem as fotos toscas hehe).
A história do meu cabelo: textura, cores e mudanças

Nasci com o cabelo preto, bem preto mesmo, e liso. Porém, com o tempo, a cor passou para um castanho escuro. O liso permaneceu até uns 11 anos e meu cabelo era daqueles que não segurava nada, nem presilha, nem tererê (como vocês chamavam isso aí? haha), nem qualquer coisa que eu quisesse usar. Mas a curiosidade de como fica ruiva veio bem depois, porque nessa época eu nem imaginava muito mudar a cor dos fios.
Por volta de 2006 (foto 1), tive um problema de saúde que mexeu com todo meu organismo: por conta de uma infecção no estômago, minhas unhas e madeixas enfraqueceram. Caiu tanto, mas tanto cabelo que nem sei como não fiquei careca! haha. Isso sem contar que fiquei cheia de frizz. Ô, época!
Com uns 14 anos, como “sequela” do problema de enfraquecimento nos fios, meu cabelo começou a cachear muito nas pontas e ficou bem grosso. Além disso, ainda caía muito, então o frizz me perseguiu por um bom tempo ainda.
Minhas químicas no cabelo: loiro e alisamento

Aí fiz minha primeira burrada capilar antes de inventar, como ficar ruiva! Estava louca por um novo visual e minha mãe nunca me deixou tingir o cabelo nem fazer nada. Perguntei se estava tudo bem se eu fizesse luzes e ela topou. Euzinha, com 14 anos, louca para mudar de look e a única alternativa eram as tais mechas. Claro que me arrisquei.
Feliz da vida, um dia antes da formatura da oitava série, lá estava eu no salão para fazer as luzes. No fim, decidi que também queria franjinha. Na última vez que tinha feito franja assim, eu tinha uns oito anos. Por que não seria legal tentar de novo aos 14?
O problema é que eu não esperava que as luzes deixassem meu cabelo tão detonado (foto 1). O coitado armou, ressecou e ficou mais zoado do que já era. Nem preciso falar que a frajinha ficou horrível, né? Pior besteira que fiz na vida!
Do loiro ao moreno: corte e nova cor
Só fui gostar mesmo das mechas quando os meses se passaram, o cabelo cresceu, melhorou e o loiro desbotou. Quando estava nas pontas, até curtia (foto 2). Meu cabelo não estava tão ressecado, nem tão grosso e nem tão cacheado. Foi nesse período que passei a tratar mais do cabelo, fazer hidratações e investir em produtos legais. Ah, e como os fios estavam mais curtos e eu ainda tinha aquela neura de que meu cabelo estava leãozinho, passei a não viver sem chapinha. Não sei como meu cabelo aguentou!

Em 2010, estava louca para mudar o look e também não aguentava mais aquele loiro desbotado nem as pontas ressecadas. Aí, mesmo só precisando cobrir as pontas, joguei uma tinta cor castanho escuro em todo o cabelo.
Nessa época, também passei a investir mais na hidratação e continuava com a tal da chapinha. Uma semana depois dessa foto acima, voltei no salão para fazer um corte bem repicado, o que detonou um pouquinho mais o cabelo. Acho que foi a última vez que investi em um corte médio. Daí em diante, deixei os fios crescerem – e respirarem.
Como ficar ruiva em casa: do moreno ao ruivo

Então, em 2012, resolvi que iria mudar – de novo – a cor das minhas madeixas (foto 1) e comecei a pesquisar como ficar ruiva. Me rendi ao meu desejo de sempre, que era me tornar acobreada, e lá fui eu na loja de cosméticos comprar a tinta que realizaria meu sonho de ser uma Weasley! haha. Saí de lá com uma Cor&Ton marrom acobreado (falei tudo neste post) e tingi em casa mesmo. Queria uma cor mais natural, pois ainda tinha medo de mudar radicalmente e zoar todo o cabelo, como aconteceu com as luzes.
Mas não vi resultado nenhum e foi aí que comecei a entender uma coisa nesse processo de como ficar ruiva: tinta não clareia tinta. Eu ainda estava com restos do castanho escuro e me deixei levar pela foto da caixinha. Na época, se tivesse apostado em um tom mais laranjinha, acho que teria um resultado bem melhor, pois meu cabelo estava virgem da raiz até metade do comprimento. Então, os fios continuaram escuros, mas com reflexo cobre, que só aparecia em dias de sol.
Do cabelo escuro ao ruivo: o processo até o acobreado
No ano seguinte, lá pra junho, resolvi fazer uma selagem nos fios porque os coitados já tinham sofrido muito e iriam sofrer mais! haha. Ainda querendo saber como ficar ruiva, comecei a pesquisar e a ler sobre tintas dessa cor. Em um dos grupos que falam sobre esse assunto, vi meninas comentando que dava para chegar no ruivo laranjinha sem descolorir. Era só ir passando a tinta que, um dia, o cabelo todo pegava.
Crente que desta vez iria dar certo, fui até a loja de cosméticos, comprei a Alfaparf 8.4 e a oxigenada 30vol da mesma marca. Paguei um cabeleireiro para tingir para mim. Expliquei tudo o que meu cabelo passou e perguntei se, ainda assim, ele iria sair de lá ruivinho. O cara me garantiu que sim, então, né? Topei.
Aí vi que era só enganação e joguei grana no lixo. Saí de lá com a raiz de uma cor e o comprimento de outro (foto 2). Ou seja: parte ruiva, parte ainda morena. O comprimento puxava um pouco pro ruivo avermelhado no sol, o que me deixou mais chateada porque nunca curti o vermelhão. O jeito era esperar e tentar de novo depois.
Como ficar ruiva sem descolorir o cabelo: é possível?

Deixei passar alguns meses para meu cabelo se recuperar antes de voltar à saga de como ficar ruiva. No comecinho deste ano, resolvi tentar de novo e prometi a mim mesma que, caso não desse certo, iria juntar uma grana e pagar alguém para fazer o processo todo (descolorir e tingir). Não queria ter que descolorir o cabelo porque tinha medo que os fios não aguentassem ou que ressecassem muito.
Li muitos textos na internet antes de escolher a numeração da tinta. Continuei com a Alfaparf. Como já tinha uma 8.4 em casa, comprei apenas a 9. Imaginei que, misturando uma tinta cobre com o loiro, o cabelo iria abrir bastante o tom. Para completar, ainda comprei a oxigenada 40vol da Avora.
Tingi em casa mesmo, com a ajuda da minha mãe. A cor abriu bastante na raiz, diferentemente do comprimento. Aconteceu o que eu já esperava, mas ainda assim não fiquei chateada. Na verdade, estava feliz de ver algum resultado. Com o tempo, ao longo das lavagens e o crescimento do cabelo, comecei a reparar que o comprimento estava mais claro, sim. Dá para ver melhor nesta foto.
Cabelo ruivo acobreado: descoloração, processo e resultado

Então, tudo conspirou para eu virar ruiva de uma vez. Minha raiz já estava bem grande, bem como minha vontade de ficar ruivinha. Já tinha cansado do look de sempre e queria agregar (mais) valor ao meu 2014, mudando de vez. Juntei uma grana, fui em um salão de confiança, onde corto o cabelo há uns três anos e onde foi o único lugar que acertou no corte que eu queria! hehe. Marquei lá com a cabeleireira e fiquei super ansiosa pro tal dia chegar!

O processo todo aconteceu no sábado, 12 de abril. Para começar, foi preciso tirar toda aquela pigmentação antiga dos fios e foi bem demorado. Cheguei no salão às 15h e saí por volta das 17h30, já ruivinha.
Meu cabelo ficou bem loiro e até me assustei quando me olhei no espelho. Lembrei de quando tinha luzes e foi até engraçado me ver, de novo, com as mechas. Mas não durou tanto tempo, ainda bem! Logo depois, a cabeleireira passou a tinta e perguntou qual tom eu queria. Respondi que era o ruivo laranjinha e mostrei uma foto. Aí, ela me explicou que iria deixar um pouco diferente do que eu queria, pois se deixasse logo no laranjinha, meu cabelo iria desbotar para o loiro rapidinho. Então, preferi apostar no tom mais escuro, puxado um pouco para o vermelho, mesmo. Não quero ser loira jamais! haha.
Tinta ruiva estraga o cabelo? Como ficou o tratamento?
Além disso, ela deixou minha raiz mais escura para que eu não estranhasse tanto e, também, para não ficar tão feio quando o cabelo crescesse. Aceitei a ideia porque sabia que seria o melhor para eu me acostumar com a nova cor. Aí, quando retocar, pinto tudo – até a sobrancelha!
Eu não sei qual tinta ela usou porque sou idiota e esqueci de perguntar hehe. Com a correria nesses últimos dias, não tive tempo de ligar para o salão e perguntar a marca e numeração da tinta. Mas, assim que eu tiver essa informação, eu atualizo o post, tá?

Na quarta-feira passada, lavei os fios pela primeira vez. Usei o shampoo, condicionador e máscara da linha Fructis Oleo Reparação, da Garnier. Meu cabelo se deu muito bem com essa linha e, desde que comecei a usá-la, meus fios estão bem mais bonitos e saudáveis. Tanto que abandonei a chapinha! hehe. Com exceção da máscara, que comecei a usar esta semana. Não senti muita diferença, mas ainda não tenho uma opinião formada sobre ela porque só usei uma vez.
Ruivo desbotando: como ficar ruiva nos primeiros dias
Não senti que a cor desbotou tanto quanto imaginei que fosse desbotar. Mas foi o suficiente para ficar da cor que eu queria! Muito amor <3

Na segunda lavagem (ontem), aproveitei para fazer uma hidratação. Usei o creme BB Cream da Novex e algumas ampolas de vitamina. A proporção foi: cinco colheres de sopa de creme, algumas gotinhas das ampolas e uma colher de banho de brilho cobre da Kert.
A gororoba toda deu resultado, galera! haha. Meu cabelo não ressecou muito com a tintura, mas nem por isso abri mão de hidratá-lo. Ele ficou bem macio, soltinho e ondulado, do jeito que gosto. E continuou laranjinha. Estou muito apaixonada pela cor!
Agora vocês conhecem a história completa do meu cabelo! Queria contá-la para vocês antes de começar a registrar minha #sagaruiva no blog. A ideia é trazer atualizações sempre que eu fizer algo novo, ou com relação a tratamento ou com relação a cor. Assim, dá para ajudar vocês aí que são ou querem se tornar ruivas, né? Ah, e só para lembrar: as fotos do post estão sem edição.
E vocês? Curtiram o post? Gostaram do meu novo visual? Comentem aí! 😉
21 Comments
Julie,minha história capilar é bem parecida com a sua,a diferença é que eu nunca o pintei;Ele é bem preto igualmente o seu era,aliás se eu não tivesse feito uma escova em 2013 ele seria igual ao seu cabelo em 2006…Agora,que tenho 14,tenho muita vontade de pintar mas todos me dizem que meu cabelo é muito bonito por que é bem preto – apesar de ultimamente eu achar que ele e meus olhos vem clareando -,não que eu não o ache bonito,eu acho até porque cuido muito bem dele,acho que é o que tenho de mais bonito hahaha mas,às vezes,sinto que quero ser loira ou melhor,ruiva(adoro ruivos hahaha)…Você,por ja ter pintado o cabelo,me dirá pra não fazer isso tambem,até porque – como todos que tentam me convencer falam – uma vez que se pinta,você é escrava da tintura o resto da vida.
Bom,eu adoro o seu blog,acompanho já faz tempo hahaha e desejo vida longa à ele e claro,à você!
Beijos,
Júlia
Caramba, faz um tempinho que eu não leio o JDB e quanta coisa já aconteceu..
Parabéns com o namoro, felicidades!
E, gente, seu cabelo ficou muito lindo Julie.
Uma boa dica, é que você compre shampoo e condicionador para cabelo ruivos e/ou tingidos, fica bem mais hidratado, a cor mais forte, e não desbota fácil 😉
Beijo, e parabéns.
L.
Julia sou um menino to criano um blog agr e minhas primeiras hora ja deu 200 vizualização qual e ese editor de imagen?
Como vc coloca foto do seu insta no blog?
Julia que editor vc usa
Corajosa vc em, mas ficou muito bonito, e tem fotos que parece natural. ^^
Eu quis fazer algo diferente, pintei a parte de baixo do meu cabelo de roxo, agora não consigo manter e a descoloração estragou os fios, agora corto todo mês ou a cada 2 meses para manter as pontas boas fora a hidratação né. kk
Agora estou na onda de voltar com a cor normal kk
Kisu
http://www.eraoutravez.com
Kisu
http://www.eraoutravez.com
Gostei bastante da cor, mais clara que isso já não vai combinar, mudou mas não deu AQUEEEEELA diferença assustadora, ficou amorzinho!
http://chiquerri.com.br/
Ahhh seu cabelo tá a coisa mais linda desse mundo, Julie!!! Amei! Ficou diva haha
Beijos
Blog Devolva Meu Clichê!
Que corajosa!!!!!!!!
http://girlsmachine.tk/
Noooossa, que diferença hein? Super combina ruiva, adorei!
Primeira vez aqui, seu blog é lindo!
Um beijão e até mais.
http://www.queridaga.com
Nossa como você era fofinha das primeiras fotos remember, Julie acompanho seu blog sempre, quase nunca comento. Mas eu adorei o tom que esta agora seu cabelo nesse vermelhinho lindo, combina com sua pele e estilo, está linda 🙂
Beijos
Nem Rock Nem Roll
Ficou lindo ^^ Combinou super contigo!
Adorei ler o post, Julie! Inclusive também faz alguns meses que entrei pro grupo das acobreadas. Meu cabelo era castanho escuro mas eu sempre tive o sonho de ser ruiva, e a transformação foi bem rapidinha, um dia só no salão já mudei meu visual. No começo ele tava vermelho (e eu odiei), mas com umas duas semanas mudou pro acobreado. Agora tá assim: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/10154080_717331931664678_2970915615070867820_n.jpg
Beijo!
Eu vi suas fotos no Facebook e fiquei apaixonada pela cor do seu cabelo *-* hahahahha Agora só falta eu tingir a sobrancelha "/
Seu cabelo está lindo! E na minha opinião valeu a pena ter passado por todos essas mudanças na cor do cabelo pra no final ficar assim. Tá muito lindo mesmo.
Já teve um momento que pensei em no futuro – já que sei que agora não faria isso – em pintar meu cabelo em um ruivo em um tom parecido com o seu agora. Mas acho que sentiria muita falta do meu cabelo castanho.
Amei o post! Beijos!
http://www.blogmeuloucomundo.blogspot.com
ficou muito bonito também fiz a bobagem de fazer as mechinhas que nem você fez e o resultado foi o mesmo que o seu meu cabelo ressecou as pontas até hoje não voltaram ao normal apesar de fazer hidratação quase sempre e tive que pintar meu cabelo pra ver se tirava o aspecto de sabugo que ele tava
Ai Julie! Seu cabelo está lindo.
Menina, já passei por esse colore e descolore para chegar no tom certo, mas no meu caso o que eu queria era o loiro platinado 😛 sou louca mesmos kkkk
Como você a minha primeira experiência foi dar luzes na madeixas, para depois de um tempo ter coragem de pintar tudo de vez. A coisa foi tanta que na primeira vez que pintei meu cabelo ficou ruivo, mas foi mais puxado pro laranja. Ai, depois de vários tons de tinta e descolorações cheguei no loiro que queria Ufaaa Foi muitoooo trabalhoso!
Depois de um tempo cansei do loiro. Era muito exaustante o trabalho que eu tinha para mante-lo hidratado e sedoso.
Hoje, meu cabelo tá com a cor natural, mas não vou negar que sinto falta do loiro. Talvez eu até volte a ser loiraça de novo, claro que sem cometer os erros que cometi da primeira vez que pintei meu cabelo.
Repito, seu cabelo tá muito bonito. Parabéns!
Adoreeei.
Ficou linda demais. A cor está perfeita.
Quando eu tirar toda a química (alisamento) do meu cabelo eu vou querer ficar assim *—*
Que história *-*
Eu gostei bastante dessa nova cor, combina com voce 🙂
http://www.chadecalmila.com
Ficou muito bonito esse tom de ruivo. Acho que essas é uma das cores que dá mais trabalho para chegar na deseja e na manutenção. Vamos aguardar mais post sobre como cuidar dos cabelos, dicas de produtos e etc…
http://www.profanofeminino.com
Juuulie, tu ficou divina menina!
Mas dexo te perguntar, tenho muita muita MUITA vontade de ser ruiva também, mas o meu é mais para o vermelhão, quando você descoloriu, depois da primeira lavagem, você 'sentiu' seu cabelo ressecado? Muitos cabeleireiros dizem que resseca e estraga demais o cabelo com a descolorização, estou louca pra fazer isso a anos, mas nunca tive a coragem ideal Hahaha
Mas depois de ver seu post, criei coragem (só preciso do dimdim rs).
Bom, é isso. Tu ficou divina de Weasley! rs *-*
Beijão e bom feriado! ♥
Oii, Ju!
Então, eu saí do salão com o cabelo bem macio e hidratado porque a cabeleireira usou uma máscara lá para ajudar um pouco os fios. Depois da primeira lavagem, não senti que ficou tããão ressecado, não. Estava bem pouco. Ontem fiz hidratação e meu cabelo já está ok.
Esse era meu medo: a descoloração hauhauhua sempre li que fazia um super mal e blá blá blá, mas ó, os danos foram bem menores do que eu imaginei (pra mim, eu ficaria com uma espiga de milho na cabeça ao invés de cabelos hauhauhua)
E ó, dependendo a cor do seu cabelo, acho que nem precisa descolorir, viu? Pra mim, pelo menos, foi MUITO mais saudável descolorir e tingir de vez do que fazer como eu estava fazendo, que era tingir sempre e nunca ter resultado nenhum hehe
E obrigada pelos elogios, amor! *-* <3