fbpx

Julie Duarte

Seu blog de maquiagem, beleza e muito mais!

De bixete à jornalista: parte 1

Depois de fazer a apresentação da série “De bixete à jornalista” (confira), cá estou eu para a primeira parte. Antes de tudo, vou aproveitar para agradecer a todos que deram sugestões para que eu postasse coisas sobre a faculdade (que, aliás, foi minha inspiração para a série) e, também, a todos que me incentivaram a continuar com a ideia. Do fundo do coração, espero que vocês gostem dos posts. 
Sem mais blá blá blá, vamos ao que interessa: o começo de tudo.
A SELEÇÃO
Fiz o ENEM 2011 sem estudar quase nada. Na verdade, essa é uma mania que tenho desde sempre e que não mudei até hoje. Nunca fui de me atolar nos livros, decorar tudo e fazer as provas. Na verdade, me concentrava na aula e acabava sendo o bastante.
Mas ENEM era ENEM. Então, umas duas semanas antes da prova, fui na internet e peguei provas dos anos anteriores. Dei uma lida de ponta a ponta e já me entendi com a dificuldade e os assuntos que mais caíam no vestibular. Não me restava mais nada além de chegar no sábado e fazer a prova.
Para mim, eu tinha ido super mal, principalmente no segundo dia (demorei muito na redação e acabei chutando umas 40 questões que deixei para depois). Fiquei nervosa e até chorei depois. Foram lágrimas de alívio e nervosismo. Mas valeram a pena!
As notas do ENEM saíram e eu fiquei com uma média boa. Não lembro bem ao certo, mas juntando tudo dava uns 600 e pouco, quase 700. E sabe aqueles minutos a mais que gastei na redação? Eles me renderam 940 pontos (a nota mais alta é 1000!) nela.

ATUALIZAÇÃO! Me disseram lá no Ask que dava para ver as notas do ENEM ainda. Fui lá no site, entrei com meu CPF e senha (que demorei muito para lembrar qual era) e peguei minhas notas. Olhem só:
Ciências Humanas e suas Tecnologias – 535.0
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 566.8
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 574.1
Matemática e suas Tecnologias – 654.7
Redação – 940.0
Média – 654,12

Passado o ENEM, veio o Prouni. Me inscrevi no programa, fiquei de olho nas notas de corte e fui mudando até achar que estava dentro. Na primeira opção, coloquei Jornalismo diurno e, na segunda, Jornalismo noturno. Os dois cursos na mesma faculdade.
Eram 3 bolsas oferecidas pela Universidade e passei em primeiro na seleção. Depois foi só ir até lá com toda a papelada que eles pediram e pronto! Já estava matriculada e com a carteirinha de acesso nas mãos.

Juliana Neves Duarte estava, finalmente, no lugar que sempre desejou estar. 

Na segunda parte da série, vou falar sobre os primeiros dias de aula, minha turma e coisas do tipo. Não sei se vocês repararam, mas esse post foi bem curtinho. Bom, essa é a ideia, assim não fica chato de ler. Vou tentar resumir ao máximo, deixando tudo o que é importante. Se ficar longo é porque, realmente, tudo ali deveria estar no post.
Até a próxima!

11 comentários em “De bixete à jornalista: parte 1

  1. Adorei saber da sua fase se preparando para o vestibular. Acho muito interessante ler sobre isso porque o meu é daqui a dois anos, mas já tenho muita certeza do que quero e ler experiências dos outros é sempre bom.
    Beijos!

  2. Oh, a agonia do Prouni: só quem já passou sabe como é KKKK Dias do mais completo terror! Depois da pré-seleção, tem o nervoso da documentação e ai, depois que a gente faz a matrícula, é um alivio, uma sensação de "não é verdade :O" KKKKK Esse ano, estou acompanhando uma amiga nesse processo, só que com um adendo: ela só passou agora na segunda chamada –'.
    Eu também não estudei muito pro ENEM. Na escola eles fizeram uma super revisão e só. Eu poderia ter ido melhor, se tivesse estudado –'
    Mãs, parabéns, bastaaaante atrasado 😀
    Beijos!

  3. Espero que você goste do curso ju!!
    eu comecei a fazer jornal acho passado na metodista mas desisti nos primeiros três meses, não era realmente o que eu queria :/
    Enfim, vou estar sempre acompanhando por aqui, embora não tenha sido o que eu escolhi de profissão, eu ainda admiro muito o profissional dessa área 🙂
    beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copie a make: Olivia Rodrigo! Makes com foco na boca!