
Livro: O que é Jornalismo – Clóvis Rossi. Leitura para a disciplina: Introdução ao Jornalismo I. Sinopse: Jornalismo, independentemente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra acrescida, no caso da televisão, de imagens. Entrar no universo do jornalismo significa ver essa batalha por dentro, desvendar o mito da objetividade, saber quais são as fontes, discutir a liberdade de imprensa no Brasil.
Livro: A Arte de Fazer um Jornal Diário – Ricardo Noblat. Leitura para a disciplina: Introdução ao Jornalismo I. Sinopse: Este livro é uma tribuna na qual Ricardo Noblat faz uma defesa empenhada do jornalismo responsável e realmente informativo. A leitura de A arte de fazer um jornal diário é tão importante quanto a dos cadernos de política ou de atualidades, e tão prazerosa quanto a da seção de quadrinhos dos jornais. O livro é uma verdadeira aula para jornalistas, aspirantes a jornalistas e para o público em geral que tem interesse em saber como é um jornal, ou como deveria ser feito.
Livro: Chatô, o Rei do Brasil – Fernando Morais. Leitura para a disciplina: História do Jornalismo I. Sinopse: Chatô, o rei do Brasil – a história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos deste século. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão – os Diários Associados – e fundador do MASP, Assis Chateaubriand, ou apenas Chatô, sempre atuou na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal. Mais temido do que amado, sua complexa e muitas vezes divertida trajetória está associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960, magistralmente recriada neste Chatô, o rei do Brasil.
Livro: Matar para não Morrer – Mary Del Priore. Leitura para a disciplina: Cultura Brasileira II. Sinopse: Em “Matar Para Não Morrer”, a autora examina o triângulo amoroso entre Euclides da Cunha, Dona Saninha e Dilermando, mas não fica restrita a ele, analisando também seu pano de fundo histórico. Mary Del Priore revela que Euclides não agiu como exceção, quando achou que era a hora de matar ou morrer, repetindo os passos de milhares de outros homens que, estimulados pela sociedade, pegaram em armas para tentar limpar seus nomes. Um retrato, pintado com sangue, de um duelo sem vencedores, só vítimas.
Livro: A Reportagem – Nilson Lage. Leitura para a disciplina: Introdução ao Jornalismo II. Sinopse: A intenção de Nílson Lage neste livro é mostrar, numa progressão didática, as técnicas básicas da reportagem, comentá-las, revelar alguns recursos que têm se provado eficientes na busca da verdade. Sob esse ponto de vista, reúne a experiência de velho jornalista, com 45 anos de prática. O livro fala inclusive de técnicas de pesquisa recentes, como a Internet, que têm um baixo custo, e proporciona uma gama imensa de resultados. Este livro revela ainda um pouco mais: discute a ética jornalística e métodos investigativos que promovem grandes furos, como o grampo. Segundo Nílson, inicialmente o grampo era usado por “pessoas do governo, depois, grupos econômicos, grêmios desportivos, polícias locais, mulheres ciumentas” e hoje em dia é um meio para o jornalismo investigativo, que deve ser usado com cautela, respeitando a ética jornalística.
Livro: Do Golpe ao Planalto: Uma Vida de Repórter – Ricardo Kotscho. Leitura para a disciplina: Introdução ao Jornalismo II. Sinopse: Em quarenta anos de profissão, Ricardo Kotscho deixou sua marca nas redações de grandes jornais brasileiros. Nessas quatro décadas de jornalismo, teve participação ativa na cobertura de acontecimentos que, narrados a partir da ótica das redações e do corpo-a-corpo da reportagem, resultam num rico panorama da história recente do país, contada aqui com todas as letras. No campo do jornalismo investigativo, Kotscho relata, por exemplo, como desvendou as mordomias que funcionários federais desfrutavam. No âmbito da cobertura política, conta-nos os bastidores e eventos decisivos, como as primeiras greves no ABC paulista, no fim dos anos 70, a volta dos exilados políticos – na esteira da lei da anistia de 1979 -, e a campanha das Diretas, que mobilizou o país em meados da década de 80. No final dessa década o autor engajou-se nas campanhas de Lula para a presidência da República, tendo atuado em três delas como assessor de imprensa do então candidato. Falando sobre as Caravanas da Cidadania, ele nos mostra o Brasil vasto e pouco conhecido que cruzou de ponta a ponta até a vitória nas eleições de 2002, quando alçaria ao posto de secretário de imprensa e divulgação da presidência da República. É desse ponto de vista que Kotscho retrata neste livro os dois primeiros anos do governo Lula, não se furtando a uma análise dos fatos que, em 2005, conduziram o país a uma grave crise política.
Livro: Sobre Fotografia – Susan Sontag. Leitura para a disciplina: Fotojornalismo II. Sinopse: Sobre fotografia, ganhador do National Book Critic Circle Award de 1977, é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado originalmente no Brasil em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão, demonstrando seu lugar central na cultura contemporânea.
7 Comments
Sei que a faculdade não é a mesma, mas eu já vou ir comprando esses livros e me preparando para a faculdade e assim é bom pois eu já irei conhecer mais sobre o ramo e vou tendo a certeza se é isso que quero fazer, o que eu tenho, mas vai que não é, né!? RS.
Esses livros já estão na minha wishlist :3
Com carinho,
Manuella Firminy
Cinco Ideias | Foco Fixo | Surpresa Decór
OI Ju, estou amando a série de posts, ainda mais que estou vendo na pratica, já pediram para ler O que é Jornalismo, A Arte de Fazer um Jornal Diário e Do Golpe ao Planalto: Uma Vida de Repórter. Acredito que os outros livros vão ser para o segundo semestre.
bjus JU
http://www.borboletamaquiada.com
Tenho uma curiosidade, esta foto sua com o Jô é verdadeira? Beijos.
Adoro o blog.
Estou simplesmente amando essa tag, é muito bom saber o que vamos estudar lá na frente, tô ansiosa pelo próximo post 😀
Eu tenho que ler muito artigo científico na minha faculdade, é um pouco chato, mas acrescenta bastante. Todas as indicações que os professores dão sempre acrescentam muito.
http://blogsarahdiz.blogspot.com.br/
Comecei o primeiro período agora e já me passaram o livro do Clóvis Rossi pra ler (:
Amei o post. Seu blog é mais do que lindo!!! Me inspiro muito nele. Parabéns <3
http://modaevicios.blogspot.com.br/