
Desde que ganhei minha câmera nova (a Panasonic Fz47), comecei a me interessar bem mais pela fotografia na teoria. No dia que recebi minha câmera, fiquei a madrugada toda procurando conhecer cada função que eu vi na tela e não entendi. Além de saber o que cada item fazia, também acabei entendendo o motivo de certas coisas acontecerem nas fotos (como ruídos, muita iluminação e coisas do tipo).
Por isso, resolvi trazer posts semanais sobre conceitos de fotografia. Nos primeiros posts, já aprendemos o que é exposição e abertura do diafragma. Agora que já entendemos os dois conceitos e como cada um ajuda no resultado final, vamos dar continuidade ao assunto, né?
Como eu disse no post anterior, “eu penso na lente da câmera como um olho humano“. E, desta vez, não vai ser diferente, viu?
Neste terceiro post da série Fotografando, resolvi falar sobre velocidade do obturador. Para quem não conhece, o obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha. Ele controla o tempo de exposição do sensor da câmera à luz. É como se ele fosse uma cortina que protege a câmera da luz. Quando vamos tirar uma foto, ele se abre.
Para facilitar, podemos compará-lo com as pálpebras, já que seu funcionamento é similar ao piscar de olhos. Lembram que eu disse que comparo a câmera com nossos olhos? Está aí mais um motivo!
Nossa função é “controlar” o tempo que o obturador ficará aberto. Na câmera, a velocidade do obturador é representada dessa maneira:

A unidade de medida usada é o segundo. Quanto maior o número após o 1/, mais rápida será a exposição. Quando não tiver o 1/ na frente, o número de segundos é por inteiro, ao invés de uma fração.
Ok, Julie, já entendi na teoria. Mas o que isso muda na minha foto?
Agora sim você vai entender porque algumas fotos de movimento ficam borradas. Quando usamos uma exposição mais longa (por exemplo: 1/3s), as fotos tendem a ficar borradas. Vou usar uma foto minha de exemplo (apesar de ter sido proposital) só para vocês entenderem:

Na foto, deixei a velocidade em 15s para conseguir completar o desenho. Você pode usar a exposição mais longa, também, para fazer fotos de cidades à noite e com as luzes borradas.
Vale lembrar que, quanto maior o valor, mais será a demora para “bater” a foto. Por isso que elas tendem a ficar borradas. Tenho certeza que isso já aconteceu com você em fotos noturnas, né? Nesses casos, é sempre bom ter a ajuda de um tripé. Assim a foto não vai ficar borrada se alguém tropeçar em você ou se sua mão tremer.
Ao contrário, quando a exposição é mais rápida, é possível “congelar” o momento com mais facilidade. Isso porque, como a foto será “clicada” em milésimos de segundo, dá para brincar bastante. Olhem só:

Com a exposição mais rápida, dá para tirar fotos de carros em movimento, pessoas pulando e até derramando água.
A diferença que a velocidade do obturador faz é visível, né? Agora a gente entende porque tantas fotos saíram sendo só um borrão!
Fikdik:
Vale lembrar que a abertura do diafragma trabalha junto com a velocidade do obturador. Ou seja: se você aumenta de um lado, tem que diminuir no outro. Isso depende do objeto ou cena que você vai fotografar. Para ter certeza que a foto não vai sair errada, é só lembrar do fotômetro (eu expliquei o que é isso no post sobre exposição).
Agora que já conhecemos o que é exposição, o que é abertura do diafragma e o que é velocidade do obturador, dá para entender um pouco melhor como a fotografia funciona na teoria, né? Então, é só utilizar na prática! Pegue sua câmera, fuxique as opções e vá mudando os valores. Nada melhor que ver acontecer ao invés de só ler e ler e ler.
E vocês? Curtiram o post? Conta pra gente!
5 Comments
Amei o post, morro de vontade de saber mais sobre essas câmeras de alta resolução!
http://www.caiquemedeiros.com
Muito legal sua dica! Vou passar procurar isso na minha câmera.
Bjs,
Dani | http://www.avidaemletras.com
Nossa amei o post e aprendi muito, estou querendo MUITO comprar a Fz47, você podia fazer um post falando sobre ela *–*
Beijos
brilhan-tina.blogspot.com
Dica anotada! *-*
Nossa, que bom saber disso. Comprarei a minha em breve!
Segundo e curti na fanpage adorei o blog!
Beijos;*
Visita?
girlonlline.blogspot.com.br