fbpx

Julie Duarte

Seu blog de maquiagem, beleza e muito mais!

Produtos proibidos para pele oleosa: como eles te impedem de usar o que gosta?

Você já pesquisou “o que não usar na pele oleosa” ou algo do tipo no Google? Então, nós precisamos conversar sobre como essa “proibição” te afasta de usar o que realmente curte! Já adianto que será um post repleto de questionamentos que vão te tirar da sua zona de conforto. Preparada?

O que não usar na pele oleosa?

E eu nem vou esperar muito para já deixar uma pergunta no ar: por que oleosidade incomoda tanto?

Ok, talvez você responda que o problema de ter pele oleosa não é beeem a oleosidade, mas sim a sensação “grudentinha”, a tendência pra acne, cravos e poros mais dilatados. Só que mesmo tirando isso tudo, você já percebeu que a gente está sempre evitando o “brilho” da pele? E me refiro à aparência, mesmo…

Nós costumamos achar feio qualquer brilho “fora do lugar” no rosto. É só a pele começar a apresentar um viçozinho que, nossa… É o fim! Eu sei que você passa por isso, miga. Já estive aí!

Por que oleosidade incomoda?

Eu era a pessoa que vivia buscando o que não usar na pele oleosa, só comprava maquiagem matte e qualquer vestígio de brilho na pele já era motivo para me desesperar. Acho que, no fundo, era tipo a história da Cinderela: eu estava lá, vivendo meu conto de fadas com uma pele sequinha, até chegar a oleosidade pra lembrar que todo o encanto chegaria ao fim.

Hoje, eu me pergunto: por que a gente acha a oleosidade feia? Será que é por nos lembrar que, embaixo daquelas camadas de maquiagem, existe uma pele real?

Maquiagem leve em pele negra

Pensa só: uma pele de verdade não é opaca. Se você se olhar agora no espelho, com certeza verá um viço aqui e ali. Além disso, a pele tem texturas, marcas, manchinhas… Tudo coberto e/ou disfarçado pela maquiagem. Então, seria a oleosidade mais uma dessas características normais que a gente tenta desumanizar?

Por que é tão ruim aparecer um viço após algumas horas? Por que a gente sente vergonha ou acha feio?

O que não usar na pele oleosa diz sobre nós?

Nós, como sociedade, temos mania de tentar alcançar a perfeição, nos afastando do que é real, humano. É por isso que buscamos uma maquiagem que tampa todas as nossas “imperfeições”. Aliás, nome bem ruim, né? Por que chamar acne, manchinhas e linhas de imperfeições se são apenas características?

De novo: não queremos o humano, queremos o perfeito, a pele lisinha, sem “problemas”.

E você, até então, pode estar pensando que o problema não é a aparência da oleosidade, mas a sensação. Então, te pergunto: você usa base hidratante? Faz maquiagem sem encher o rosto de pó? Usa muito iluminador?

O que não pode usar na pele oleosa em maquiagem

Se qualquer uma dessas situações te dá calafrios, então, sim, o problema é a aparência. Até porque ensinaram a gente que oleosidade é feio. É por isso que buscamos tanto “o que não usar na pele oleosa”…. Associamos à algo ruim, imperfeito. E ninguém quer se sentir assim, né?

Para que serve a maquiagem, afinal?

Eu, por muito tempo, buscava na base matte e de alta cobertura a solução para todas as características que me fizeram acreditar que eram imperfeições. Era uma solução fácil, tipo Fada Madrinha da Cinderela, para me ver “bonita” por algumas horas. E por bonita eu me refiro a não visualizar tudo aquilo que a sociedade acreditava ser feio: manchas, espinhas, textura, olheiras e, claro, a oleosidade da pele.

Para mim, nunca foi sobre sensorial. Porque eu nunca tinha experimentado sentir, só evitei porque alguém me disse que deveria evitar.

E olha só… Hoje eu sou apaixonada por uma pele com viço e, bem, com cara de pele real. A aparência opaca não me brilha mais os olhos porque parece uma boneca de cera – e não quero ser uma boneca, quero me sentir linda com tudo que me torna humana. Não que eu não use algo matte nunca mais, mas eu tento sempre tornar o menos “inalcançável” possível.

Maquiagem para pele oleosa

Até porque isso nem é saudável pra mim, não é uma pele real ali. Eu quero, e preciso até, ver beleza no que está ao meu alcance. Se não, o que serei além de frustrada por não alcançar o inalcançável?

O que não usar na pele oleosa x o que você curte?

Por muito tempo, “o que não usar na pele oleosa” me afastou de usar o que eu realmente gosto. Eu demorei muito pra ver beleza no viço, na textura da pele, nas manchinhas. Hoje, eu amo uma maquiagem mais leve, mesmo aparecendo minhas características, e com brilho sim. Porque é isso que me faz sentir mais que bonita, me faz sentir viva.

E tá tudo bem, sim, gostar de uma pele matte. Mas a gente precisa questionar de que lugar vem essa preferência… É por que a vida inteira demonizaram a oleosidade (junto com as características de uma pele real) ou por gosto, mesmo?

Não cabe a mim responder. Porém, vale buscar essa resposta aí dentro… Vai que?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copie a make: Olivia Rodrigo! Makes com foco na boca!