
Não lembro bem desde quando decidi qual profissão eu queria exercer, porém, acreditem: passei por várias. E olha que foram muitas, hein? Dançarina, professora, web designer, jornalista… E por aí vai.
Com o tempo, é claro que tudo começa a mudar um pouco. Fui amadurecendo, desistindo de uns e, no final, acabei ficando em dúvida entre duas: web designer e jornalismo. Entrei no curso de Informática para Internet (que sai por culpa da faculdade) e vi que meu futuro estava no jornalismo, mesmo. E cá estou eu, fazendo a faculdade do que amo fazer: escrever.
Porém, sei que muitos de vocês ainda ficam sem resposta quando perguntam o que quer fazer na vida. Por esse motivo, resolvi começar uma série de posts falando sobre várias profissões. Então, que tal separar uma folha e caneta para já ir anotando aquelas que você mais se interessou?
E, para começar, escolhi o curso que, além de ser o meu escolhido, é o favorito dos blogueiros, principalmente daqueles que amam essa rotina louca de posts, matérias e edições. Como estou há, mais ou menos, um mês na faculdade, já posso contar um pouquinho da minha experiência. Vamos lá?

Sobre: são a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
O mercado de trabalho: em um resumo, a área para formados em jornalismo é ampla. Há a possibilidade trabalhar em diversos veículos, como jornais, revistas, TV, rádio e internet. Além disso, dentro dessas mídias, o profissional pode exercer diversos cargos que, além dos conhecidos (repórter, radialista, redator, etc), também existem outros como câmera, diagramador (quem monta o jornal, ideal para quem curte design), fotógrafo, assessor de imprensa, entre outros.

Salário inicial: de acordo com o site Guia do Estudante, o salário inicial do jornalista é R$ 1.833,00 (5 horas diárias em jornais ou revistas da capital); R$ 2.075,78 (assessoria de imprensa na capital). Porém, dependendo o cargo, ele pode sofrer alterações.
A questão do diploma: como vocês sabem, há um tempo atrás foi divulgado que, para ser jornalista, não seria mais necessário possuir diploma de faculdade. Meu professor já até disse que existem algumas pessoas exercendo a profissão sem ao menos concluir o Ensino Médio. Porém, é claro que empresas conhecidas e sérias somente contratam quem possui diploma, pois o estudante da área vai ter um conhecimento mais amplo e, claro, melhor. Por isso, para quem anda se perguntando se vale a pena investir em uma faculdade, eu diria que sim.

O que eu aprendo na faculdade?
Estou no primeiro semestre, com mais ou menos um mês de faculdade, e já deu para ter uma noção de como será os próximos anos lá dentro: muito estudo e prática. A Universidade Santa Cecília também abriga sua própria estação de rádio e estúdios de TV lá mesmo. O interessante é que, além de aprender a mexer, ainda vamos ver funcionar tudo.
No total, temos dez matérias diferentes. São elas: Fotojornalismo, História do Jornalismo, Oficina de Texto, Teoria da Comunicação, Cultura Brasileira, Humanidades, Introdução ao Jornalismo, Informática Aplicada, Estudo da Linguagem e Núcleo de Pesquisa. Nem todas estarão presentes em todo o curso, algumas são concluídas em dois semestres, outras ficam até o fim. Além dessas, no decorrer dos anos, ainda virão outras, entre elas, matérias voltadas ao rádio, internet e TV.

Quem se dá bem na profissão: se você curte estar antenado às novidades, é curioso, gosta de falar, escrever, ler ese comunicar, o jornalismo é a sua “área”. Vale lembrar que para quem gosta de fotografia e design gráfico, também tem espaço na profissão. A maioria dos jornais aqui de Santos estão loucos atrás de diagramadores, ou seja, pessoas que montam o jornal.
Também é bom acrescentar que jornalistas não tem hora de entrar e sair. Se rolar qualquer situação que precise de alguém para cobrir, você deverá estar lá. Então, quem não gosta de horários flexíveis, não vai se dar muito bem.
Curtiram a nova série de posts do #JDB? Conta pra gente! Ah, e sugestões para os próximos são bem vindas, viu? 😉
7 Comments
Eu estava no Twitter e procurei sobre "Jornalismo" e acabei que achei o link para o seu blog, e claro que eu irei ler todos os posts, mas o que mais me chamou atenção foi esse…
Eu acabei de me matricular para fazer jornalismo na FMU SP e eu estou querendo ler tudo o que posso sobre jornalismo para não entrar na faculdade sem saber pelo menos um pouco.
Apesar de eu ter um blog que fala sobre jornalismo e fotografia, nunca falei muito sobre a profissão, porque eu não queria falar sem saber, entende?
Enfim, adorei o post e já irei ler o resto dos posts sobre jornalismo <3
Com carinho,
Manuella Firminy
Cinco Ideias | Foco Fixo | Surpresa Decór
Sugiro que faça o próximo sobre Letras e me chame pra falar um pouquinho, Julie! =P HAHA Comecei há poucos dias a faculdade de Letras e tô amando! *-*
Muito util esse post. ameii. estou em duvida entre jornalismo e publicidade e propagando ou até mesmo arquitetura e urbanismo.. não sei ainda
Bem útil o post Julie, adorei!
Eu ando meio perdida, tô na dúvida entre publicidade & propaganda, produção cultural e jornalismo. Três coisas que eu amo!
Mas ainda tenho 1 ano pra decidir, jornalismo tá contando pontinhos kkk!
Beijo, Joyce
nossa na minha sala todo mundo quer ou medica,ou veterinária ou engenheiro só eu falei diferente que foi jornalismo kk todo mundo me olhou mais não to nem ai adoro escrever e sou muito curiosa amo ler e ficar sabendo das novidade estou no 1° colegial tenho 3 anos para escolher mais já me decidi e estava a procura de posts assim valeu a dica.
putscresci.blogspot.com
Eu estou no 4º ano de Jornalismo 🙂
http://garotas100teen.blogspot.com/
Ah as características da profissão se encaixaram perfeitamente com o que eu gosto, mas eu tenho medo de não ganhar um bom salário, então acho que vou fazer medicina mesmo. Bjs!
http://www.garotadeallstar.com