
Muitas leitoras me procuram via redes sociais para tirar dúvidas sobre blogs ou até perguntar se o nome ou o layout de suas páginas estão bons. E foi me inspirando em todas essas mensagens que criei o projeto Up. Vocês, que também têm blogs, vão amar!
O Projeto Up vai funcionar assim: todo mês vou trazer dois posts com dicas para blogs. Elas vão englobar dicas para criar e manter seu cantinho, dicas de design, tutoriais e, se tudo der certo, dicas e depoimentos de blogueiras mais experientes. A ideia é ajudar a todas vocês com seus blogs. E, claro, melhorá-los sempre!
Como eu não queria que o primeiro post fosse só uma apresentação, resolvi unir o útil ao agradável e começar com o primeiro tópico, super básico e clichê, mas que muitas blogueiras ainda têm dúvidas.
O INÍCIO DO BLOG
Começar um blog não é só escolher sua hospedagem e fazer o domínio. Para quem quer seguir adiante com o cantinho, há algumas dicas que facilitam – e muito! – nossa vida na internet. Principalmente quando não temos noção do que falar, como abordar o tema e que, em muitos casos, qual nome escolher.
PRIMEIRO PASSO: A ESCOLHA DA PLATAFORMA
Antes de tudo: o que é plataforma? Bom, a plataforma é onde todos os arquivos (imagens, vídeos, posts e etc) do seu blog serão guardados. Ela vai armazenar todo o conteúdo que você colocar na sua página, como se fosse uma pastinha com tudo o que você criou dentro. E, ao digitar o endereço do seu blog (por exemplo, juliedebatom.com), você “abre” essa pasta. Para vocês entenderem melhor, a plataforma é a pasta em si e o domínio, o nome dela.
Qual escolher?
Há duas plataformas que são as mais populares: o Blogspot e o WordPress. Ambos são gratuitos e já te fornecem o domínio (no primeiro caso, ele fica nomedoblog.blogspot.com e, no segundo, nomedoblog.wordpress.com).
No começo, quando criei o Pronta para Crescer, eu usava o WordPress. Apesar de preferir ele, aconselho que comecem pelo Blogspot. Além de ser mais simples, ele é mais fácil de personalizar (afinal, usa o HTML em seus layouts) e até de gravar o nome. Lembro que era uma complicação para fazer a pessoa entender o “wordpress.com”.
O WordPress usa o PHP, que é uma linguagem de programação mais complicada. Por isso, quem não manja muito de códigos, vale ficar no Blogspot. O bom do WordPress é que nele há várias opções de plugins e dá para criar mais funções. Porém, é preciso entender um pouco de linguagem PHP.
SEGUNDO PASSO: A ESCOLHA DO NOME
O nome do blog é a primeira impressão que fica. É lendo o endereço que a pessoa vai decidir, no primeiro momento, se visita ou não. Por isso, além de ter um nome que resume o conteúdo do blog, é bom escolher um bem diferente e pessoal.
Nada de muita inspiração: Isso já te faz riscar da lista qualquer ideia com “quinze”, “just”, “depois dos”, “le blog de” e coisas que lembrem outros blogs famosos. Não é nada legal perceber que a blogueira copia (ou se inspira) em um blog conhecido até no nome, né?
I speak English, but…: Outro item que vale destacar é o nome do blog em inglês. Nem todo mundo conhece o idioma e, às vezes, nem a gente sabe pronunciar. Por isso, se quiser usar alguma palavra gringa, opte pelas fáceis (como be, by, girl, only, etc). Eu prefiro os nomes em português (até por ser mais fácil de gravar), mas não acho que seja uma regra criar endereços só em nossa língua, né? O Just Lia tá aí pra provar isso!
Assim não deu, mas aaaaaaassim dá: Há, também, alguns blogs que parecem querer testar nossa memória. Estes colocam no link letras repetidas ou, até, em exagero. Exemplos bobos como muuuundodajulie ou eueomundoeoespelho mostram o que quero dizer. Quanto mais fácil – e menos poluído – o nome for, melhor.
Simplicidade, sempre: Por isso, quanto mais simples, reduzido e fácil for o nome do seu blog, melhor. Tente colocar nele indícios dos assuntos que serão abordados. Tente não usar aqueles “pré-definidos”, como “eu e eu mesma”, “mundo da fulana” ou “amo moda”. Seja criativa e tente fugir do comum.
TERCEIRO PASSO: O QUE POSTAR?
Eu sou a favor do blogueiro só postar sobre assuntos que ele entende, gosta ou curte ler artigos a respeito. É super chato você entrar em um blog de, por exemplo, fotografia e o dono kibar posts de sites famosos. Acho que blogs servem para, antes de tudo, mostrar a opinião do autor.
Por isso, escolha assuntos que você curte. Se gosta de decoração, fale sobre decoração. Você pode abordar outros temas que gosta, mas tente se focar em poucos e deixe os outros como um plus. Acredite: os leitores vão se lembrar do seu blog sempre que quiserem ler sobre, como citei no exemplo, decoração. Mesmo que seu blog fale sobre culinária, fotografia e comportamento.
QUARTO PASSO: CUIDADO COM A ESCOLHA DO CONTEÚDO
Copiar outros sites e blogs não é nada legal. Como eu disse, gosto de blogs onde o autor deixa sua opinião e sua personalidade nos posts. E, só para reforçar: não existem blogs que se dão bem por aí copiando as matérias da Capricho, né?
Isso não te impede de pesquisar para conhecer o assunto. Mas, leia os artigos, guarde as informações e anote as mais importantes. Depois, fale sobre aquilo que se encaixa ao público do blog e, claro, com a sua visão e seus gostos. É assim que os leitores começam a se identificar e, consequentemente, voltar à sua página.
E lembre-se sempre: tenha o mínimo de erros gramaticais. Não tem nada mais chato que entrar em um blog e ver posts com milhares de erros de português. Ninguém é perfeito e ninguém engoliu uma gramática nem um dicionário. Mas o Google está aí para tirar as duvidas, né? E todo mundo o usa naquela hora onde a gente não sabe se é com s, com ss, com c ou com ç.
QUINTO PASSO: BLOG CRIADO, CADÊ FAMA?
Ok, o título é idiota e o tema iria ficar para depois. Mas sei que muitas pessoas por aí visitam o Depois dos Quinze, o Just Lia, o Le Blog de Betty, o Borboletas na Carteira, entre outros, e vão correndo criar um blog para ganharem mimos, cinco mil amigos no Facebook e fãs. Se você é uma delas, há duas opções: desistir do blog ou desistir da fama.
Eu vejo o blog como um diário que eu personalizo do meu jeito e ilustro com imagens. Também o vejo como uma revista – o que me faz querer que ele esteja sempre ok com o design e com a gramática. Quando a gente enxerga nossa página assim, de um jeito pessoal, começamos a postar quando sentimos necessidade. Cuidamos dele como uma via de desabafar ou falar sobre algo que curtimos. E não como uma via de perfil lotado no Facebook.
Por que estou falando isso? Porque fama não chega do dia pra noite. E, mesmo que chegue, não vale tanto quanto as 50 visitas diárias – mas sinceras e prestativas – que ganhamos no começo. Eu agradeço sempre àqueles que visitam o JDB e vibro a cada novo curtir no Facebook e a cada comentário no blog.
Uma vez, quando a fanpage do blog completou 1000 curtidas, foram no meu Ask “me zoar” porque eu ficava feliz por “pouco”, enquanto outras páginas tinham 10x mais. No fundo, nem me importei muito, pois nunca imaginei que, um dia, chegaria aos 100 leitores. Quem diria aos 1000? E acredito que essa é a diferença entre quem faz blog por amor e quem faz blog por fama, dinheiro e mimos. O primeiro não se importa com números, mas com atenção e carinho. O segundo já é bem ao contrário.
Isso acaba refletindo até nos leitores: outro dia vi alguns comentando em um blog aí com perguntas de quando seria o próximo sorteio. Comecei a ler e a refletir. Aí passei as páginas do tal blog e li os posts. 90% era divulgação de lojas e sorteios. Os outros 10% eram posts superficiais, do tipo que tem mais imagens do que conteúdo próprio.
Onde quero chegar com esse item (que é o maior de todos)? Não crie uma conta só por ter números. Crie porque você sente necessidade de compartilhar seu mundo, sua personalidade e seus gostos. Porque, quando a gente faz por amor, as coisas fluem melhor. E, sabe? Até transparece no modo de postar e divulgar, na atenção que você dá aos leitores, no quanto você se importa com as atualizações e o quanto você leva seu blog a sério.
DEPOIS DAS DICAS…
Seu blog está pronto para ir ao ar. Pelo menos, teoricamente. Nos próximos capítulos do projeto, vocês vão conferir ideias de layouts, tutoriais e dicas para divulgar o blog. Não percam!
Agora quero saber de vocês: curtiram a ideia do Up? Têm alguma sugestão para as próximas postagens? Conta pra gente!
35 Comments
Oi Julie,
Conheci hoje o seu blog e amei. Penso exatamente assim como vocês disse, o blog deve ser feito pelo amor em compartilhar a vida com outras pessoas, em fazer amizades por ai e tudo mais. Comecei oficialmente um blog semana passada, e por enquanto sei que ninguém me acessa, mas não sei o que acontece, eu fico tao animada escrevendo, me abrindo sabe? realmente me sinto muito a vontade.
Eu não divulguei meu blog em nenhum lugar, pois morro de vergonha, apesar de querer fazer amigos, tenho vergonha de sair por ai pedindo visita sabe? hahaha uma hora eu mudo isso.
Sucesso linda
Beijos
Adorei as dicas! Fiz um blog faz pouco tempo.
beautetc.wordpress.com
Ótimas dicas, Julie! Estão ajudando muito, já que quero criar meu blog em breve!
Beijos
Acabei de criar meu blog e suas dicas estão me ajudando muito! Simplesmente MARAVILHOSO este projeto! Muito obrigada…
Beijinhos!
Recebo, sim, amr >< Aqui explica direitinho o que é, ó: http://www.entendaweb.com/2013/09/o-que-e-vampirestat-que-aparece-nas.html
Julie e quando seu unico visitante eh um tal de vampirestat? Explica um pouco sobre o que eh isso se der
Muito bom seu post! Entrei no seu blog meio sem querer, mas achei ele muito bom! Quase sempre que eu entro num blog com mais de 1000 seguidores penso "Iiiii, aí vem bomba", mas o seu quebrou o padrão, não fala só de HTML, layouts e essas coisas…
Já estou seguindo o seu! Segue de volta? (criei a poucos dias)
→ http://pink-lemonade-official.blogspot.com.br/ ←
Adorei o post (: Parabéns, você escreve muito bem!!
Se puder dá uma olhadinha no meu blog http://18emais.blogspot.com.br/
criei um blog não tem nem dois meses , cheguei aos 101 seguidores não imaginava chegar nem nos 10 , tenho procurado blogs de blogueiras mais experientes por dicas como essas . Acho que ate agora foi o melhor post , não querendo puxar saco , mais ta tudo bem detalhado aqui , sabe tópico por tópico . Onde estão Realmente os medos de nós BLOGUEIRAS INICIANTES . Parabéns pelo post e pelas ideias . Já estou esperando a próxima parte do Projeto Up .
Beijos
Ju, sinceramente, ótimas dicas, e ajudaram muito a nós blogueiros(as) iniciantes. Mudou um pouco a mente de alguns e acresentou mais conhecimento a outros (meu caso).Estou ansiosíssima para o próximo post do Projeto Up, que está super aprovado, isso me empolaga, huhu.
Ju, quero lhe pedir desculpas, pois fiquei chateada contigo, besteira sabe? Me perdoa, fui muito infantil por isso, ;c. kisus
Adorei o projeto up! Nos ajudou a deixar nosso novo blog melhor.
http://vinamoda.teenbloguer.com/
Eu já tenho meu blog há um ano e meio, mas para quem está começando são dicas ótimas!
Beijos,
Jú Barros.
Blog: http://www.jubarrosmoda.blogspot.com.br/
Oi Julie, adorei as dicas, com certeza o projeto vai fazer muito sucesso.
Beijos
Criei meu blog há um ano e me sinto super orgulhosa com meus leitores, mesmo poucos, eu trabalhei pra ganhá-los.
Beijos,
santaironia
Amei das dicas, li todas mesmo sem precisar Hahaha. Aguardo os outros posts do projeto!
muuito interessante esse projeto.. ótimas dicas! 🙂
beijo,
uupglam.blogspot.com
Adorei Ju. Era o que eu estavá precisando já que comecei a menos de 1 mês com meu blog http://danielireis.blogspot.com.br e essas dicas são ótimas. <3
ADOREI Julie, sinto falta de gente que ajude e de boas dicas na blogosfera : )
Ótimas dicas. Esse é realmente o caminho certo!
Beijos, Romário.
http://www.naomeentendamal.com.br
Adorei ótimo mesmo, a esperar o próximo.
Bjos
Posso bater palmas?
Ju, tuas dicas estão certíssimas. O povo enfeita muito blogs e quer fama de uma hora pra outra. E alguns que a conseguem muitas vezes nem sabem como lidar com ela.
Mas enfim, como você falou: o blog é como um diário virtual ilustrado. Não quer dizer que necessariamente ele terá coisas íntimas suas, mas é importante que ele mostre sua opinião, que ele seja uma espécie de reflexo invertido, e que haja uma relação legal de reciprocidade com os leitores.
Vale também lembrar algo que tu disseste e que eu sempre tive em mente: escreva sobre o que você entende. Não importa se é sobre literatura francesa do século XVIII ou sobre pandorgas. A coisa é que, se você escrever apaixonadamente, encontrará outros apaixonados que dividem opiniões contigo, e assim criará um grupo legal de leitores amigos.
Beijos!
Que massa Ju, curti muito as dicas. É até bom ler posts assim até mesmo pra termos uma noção do que é ter um blog de verdade 🙂
http://www.caiquemedeiros.com
Nossa, curti demais, a ideia do Up. Vou ficar acompanhando :3 Ótimas dicas, principalmente QUINTO PASSO: BLOG CRIADO, CADÊ FAMA? rsrs Eu não to procurando fama, gosto dos leitores que tenho. rsrs
Bjs
garotas-cupcakes.com
OI Ju!!! Amei o post!!! E vou acompanhar todos assim como faço sempre!!! Bjos Péh Borboleta Maquiada
Ola Julie adorei sua idéia,é minha primeira vez aqui vou te acompanhar sempre. Sucesso para você. Beijos! Segui Blog: http://julifelixsmakeup.blogspot.com.br/
Fan Page: http://www.facebook.com/makeupdajulifelixs
Twitter: https://twitter.com/julifelixmakeup
Julie,a ideia do Up foi realmente perfeita,deu uma ajuda pra quem tá começando,a não pagar de sem noção que quer fãs,não um blog,achei sua ideia ótima..Parabéns
Que blog lindo, o post é perfeito, as dicas são ótimas,tudo de bom, e que eu precisava, o projeto UP é ótimo, eu amei e vou continuar lendo até o final! Beijinhos Linda, estou seguindo tá? Quando puder dá uma passadinha lá, fique a vontade para comentar, e se gpstar segue ok?
http://dias-doces.blogspot.com.br/
amei e dou razão a tudo que você falou,estou ansiosa pelo próximo capítulo do projeto,beijos.
http://vivendocomsurpresas.blogspot.com.br/
adorei o projeto, muito pertinente! a maneira que você explica é uma delícia de ler Julie ^^
:*
Heart Sugar Cubes
belo post!
xx
G.
http://gabboom.wordpress.com/
Que ideia mais legal! Eu já pensei inúmeras vezes em criar um projeto bem parecido com o seu. A única diferença é que os posts seriam mais frequentes. Só não segui com a ideia pois quem vai dar confiança para um projeto sobre como fazer o blog crescer vindo de um blog que mal tem 100 seguidores? Achei melhor esperar para depois por em prática. Achei super legal sua iniciativa. E mais importante que tudo: blogar por amor e não por fama.
Beijo, sucesso ao seu blog!
w-h-i-m.blogspot.com.br
Eu gostei bastante da ideia Julie, uma forma diferente mas bem legal de ajudar nós blogueiras iniciantes. Adoro o JDB, parabéns pelo blog, beijos <3
http://agoraque-cresci.blogspot.com.br/
Adorei o projeto! *-* Amo quando blogueiras fazem posts para ajudar outras, é bem legal isso *-* Sem falar que vc me ajudou a decidir o nome do meu blog uahahah :PPP
Vou ficar de olho nas dicas, hehe 🙂
Besos
http://www.penseicliquei.blogspot.com
Adorei o projeto Julie!
Acho que esse primeiro tópico eu nem preciso ler né? (mas eu li ;x)
"Crie porque você sente necessidade de compartilhar seu mundo, sua personalidade e seus gostos." Isso eu bem sei, o blog fez muita falta na minha vida… É como um amigo, ou como você disse, um diário.
Beijos.
Eu gostei muito da ideia, com certeza vai ajudar muitas blogueiras. Beijão <3
http://www.detalhesamor.blogspot.com