E para alegria dos blogueiros e futuros blogueiros, o
Projeto Up está de volta! Se você não conhece, eu explico: criei esta tag há um tempo para ajudar vocês com seus blogs. Tá que não sou a voz da experiência e o JDB não é puro sucesso, mããããs… Faço parte da blogosfera desde 2006, vi muita coisa mudar e vi muita coisa permanecer a mesma. Já é alguma coisa! haha.
Eu já falei aqui sobre o basicão para quem quer começar, como escolher o design do blog e até dicas de layouts grátis para vocês. Desta vez, resolvi abordar o conteúdo do blog. Sei que ele já apareceu no primeiro post da tag, mas achei que deveria acrescentar algumas coisas importantes (inclusive coisas que aprendi na faculdade e que aplico no JDB). Vamos lá?
Conteúdo do blog: o que e como falar?
O QUE ABORDAR?
Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer antes de abrir seu endereço na internet. Não adianta criar um blog se você não sabe o que vai falar nele. Ou até só para falar de um assunto que está na moda, mas você não gosta nem entende nada. Você tem que escolher temas que você curte escrever e se interessa, até mesmo para ficar mais prazeroso, certo?
Isso até reflete na seriedade do blogueiro ou blogueira. Cada um tem seu segmento, por mais variados que sejam os assuntos. Pense naqueles mais reconhecidos na web e em cada conteúdo do blog. Eles se destacam em alguma área, são referência, e é isso que faz o blog ser levado tão a sério. Imagine você misturar assuntos como moda e manutenção de aparelhos de televisão. Não têm relação nenhuma, né? Isso, por mais que pareça besteira, acaba fazendo com o que o leitor não entenda, afinal, o que você quer com o blog.
E tudo isso tem relação com o item a seguir. Vamos acompanhar!
QUEM VAI ME LER?
O conteúdo do blog tem muita relação com seu público-alvo. Você tem que definir para qual leitor seu blog será feito. Isso ajuda em tudo: tipos de post a serem publicados, faixa de preço dos produtos indicados, jeito de escrever as postagens e até mesmo as lojas que irão anunciar.É comum ter outros públicos acessando o blog? É. Mas você tem que ter definido quem é a maioria para saber em quem pensar quando elaborar suas pautas. Então, não adianta querer atingir o público jovem com assuntos como (vou repetir porque não tenho um exemplo melhor, tá? haha) manutenção de aparelhos de televisão. Pode até ter um ou dois curiosos, só que 90% vai olhar o post e pensar “isso não é para mim”.
Conhecer seu público-alvo não influencia só no conteúdo do blog e essas coisas, mas também no tipo de lojas e marcas que vão querer fazer parceria com você. E isso implica na sua escolha de quais vai (ou não) aceitar. Não adianta ter um anúncio de roupas masculinas se seu público é, na maioria, formado por garotas. Claro que a maioria das lojas tem semancol, mas aceitar tal parceria pode pegar mal para você. Seus leitores podem ver o banner no seu blog e pensar que está ali só para ganhar grana e que você não se importa com o que é, desde que tenha lucro. E isso é chato, afinal a relação entre leitores e o blogueiro é de amizade. E a gente não indica coisas ruins para os amigos. Certo?
CONTROL+C, CONTROL +V PODE?
A fulana fez um post muito legal no blog dela e você adorou as dicas. Seleciona tudo, control c, control v e… PARE. Por mais comentários que a publicação tenha rendido a ela, por mais legal que seja o assunto, nada justifica copiar o conteúdo do blog. Você curtiu o que ela falou? Dê um outro olhar ao assunto, fale sobre ele de outro ponto de vista. Mas nunca, nunca, nunca copie!
Pensem comigo: se seu blog é para adolescentes de 15 anos, pra que você vai copiar matérias da Capricho, por exemplo? Tenho certeza que 99% delas acessam o site da revista e acompanham as matérias. Além disso, você não quer ter fama de copycat, quer? Seu blog tem que ser único, seu, com seu jeitinho, sua personalidade. E principalmente: seu conteúdo.
Lembre-se que pesquisar é uma coisa, copiar é outra. Vale ler sobre o assunto para se aprofundar? Claro que vale. Todo mundo faz isso (até jornalista). Ninguém nasce sabendo tudo e é normal aparecer uma dúvida (vale para Português também, ok?). Você pode ler vários sites e formar sua própria opinião para o conteúdo do blog. Afinal, é isso que os leitores querem saber: como você enxerga aquele assunto. Isso que te torna tão diferente dos outros inúmeros blogueiros por aí.
CONTE O MILAGRE… E O SANTO TAMBÉM.
Quando falo para não copiar, isso também se refere às imagens. A internet é um ótimo meio de propagar qualquer trabalho e, na web, 99% das coisas não tem créditos. Então, sempre que pegar uma imagem e você conhecer o autor, credite. E deixe uma mensagem no rodapé ou na lateral do blog avisando que, caso alguma foto esteja sem os devidos créditos, para lhe avisarem. No JDB, por exemplo, eu sempre credito as estilosas do Lookbook que aparecem nos posts de moda. As outras imagens, que não sei de quem são, deixo sem os créditos para não ter perigo de dar o mérito a pessoas erradas. Além do mais, colocar o autor da imagem é uma forma de divulgar o trabalho dele, né?
AH, O$ TÃO QUERIDO$ JABÁ$…
Um blog é uma forma de trabalho. Isso eu não discordo. Mas, como todo trabalho, nós precisamos fazer bem feito, não é? E no blog é assim, também. Só porque uma marca ou loja te enviou alguns mimos, isso não te obriga a falar bem dela. No post da resenha ou da apresentação, por exemplo, dê sua opinião sincera. Aponte os pontos positivos e, se existirem, os negativos (sempre com educação, ok?). Fale a verdade para seus leitores, como se estivesse conversando com sua BFF sobre o tal produto. Como eu disse antes, é sua opinião que te faz diferente dos outros. E, com o tempo, os leitores vão se identificando com você e ganhando confiança. Isso conta muito! Até porque não adianta ter um milhão de seguidores se você não tem a confiança dos leitores nem tem influência entre eles. Seguidores a gente consegue fácil (e eu sei que todo mundo conhece meios para isso). Já a confiança…
DEPOIS DAS DICAS…
Após definir o conteúdo que será postado no blog e o público-alvo, já é hora de começar a preparar as pautas (assuntos) que você irá escrever. No próximo post, vou trazer dicas para se organizar com seu blog. Aí, sim, os blogueiros mais antigos vão poder acompanhar também, né?
Agora quero saber de vocês: curtiram as dicas? Comentem aí! E não se esqueçam de deixarem suas dúvidas nos comentários, tá? Respondo todo mundo por aqui! Então… Alguma pergunta? 😉
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