
Há um tempo, comecei uma série chamada “De bixete à jornalista“, onde eu iria contar um pouquinho sobre a faculdade, a rotina e tudo o que envolve esses quatro anos de graduação. Com a correria, acabei deixando a tag um pouco desatualizada (o último post foi em março!) e não consegui escrevê-la mensalmente, como era a ideia inicial. Mas cá estou eu para continuá-la e prometo que desta vez vou deixar a série o mais atualizada possível, tá?
No último post, eu prometi que iria falar um pouco da cobertura dos Jogos Unisanta e das eleições. Porém, como este ano eu já vivi experiências mais legais, resolvi começar a falar sobre o segundo ano (antes tarde do que nunca hehe). Assim, adianto um pouquinho para vocês como está sendo o terceiro e quarto semestre da faculdade!
- O SEGUNDO ANO
O segundo ano de Jornalismo é muito diferente do primeiro. Agora temos aulas mais práticas, além de duas mídias para atualizar com notícias: uma impressa e outra online. É um período bem corrido. Confesso que já pensei em desistir uma dúzia de vezes, por pensar que não era pra mim ou até que estou no lugar errado. Acho que este ano é o que coloca o estudante em prova, sabem? Mesmo porque é quando temos mais contato com a profissão.
Assim como fiz com o primeiro ano, trouxe para vocês quais são as matérias que temos neste. São elas:
HUMANIDADES: Cada semestre tivemos uma área diferente em Humanidades. Passamos por Sociologia, Filosofia e Antropologia. Agora, neste quarto semestre (e último da disciplina), estamos aprendendo um pouco sobre Psicologia, a minha favorita entre as quatro!
GÊNEROS JORNALÍSTICOS: Nesta disciplina, nós aprendemos os diversos gêneros usados no Jornalismo. Vimos um pouco sobre gênero interpretativo, opinativo e, recentemente, perfil. Pelo que o professor disse, vamos ter que escrever o perfil de uma pessoa no fim deste semestre. Ah, e lemos um livro bem legal também (o meu favorito até o momento). Ele se chama A vida que ninguém vê, da Eliane Brum. Para quem quiser conhecer um pouco sobre ele, visite a página do Skoob. É um livro muito bom, independente se você estuda ou não Jornalismo. Ele nos faz ter uma perspectiva de vida diferente, sabem? Super indico!
RADIOJORNALISMO: Como o próprio nome já diz, esta disciplina trata do Jornalismo de rádio. Neste ano, nós só temos a teoria, pois a prática fica para o ano que vem. Mesmo assim, eu adoro! Vimos sobre a história do rádio e também sobre sons. Até tivemos que fazer um trabalho contando alguma história só com sons, onde nós deveríamos gravar tudo. Foi bem legal!
TEORIA DA COMUNICAÇÃO: No geral, são várias teorias que falam sobre o ato de se comunicar. Ao longo dos meses, nós vimos várias escolas e vários estudos diferentes sobre o emissor, o receptor, os meios de comunicação de massa… Apesar de ser uma disciplina meio confusa, eu gosto bastante. Neste ano, fizemos até um trabalho onde tínhamos que elaborar um estudo. O meu foi sobre o blog ajudar o indivíduo a se promover e a entrar no mercado. Usei várias referências, como a Taciele, a Gi e a Bruna.
LABORATÓRIO DE TEXTO: É nesta disciplina que desenvolvemos nosso jornal mural. O nome dele é Primeiro Texto, mais conhecido como PT. Nós fazemos as matérias, diagramamos e colamos pelos murais da faculdade. Quem me segue no Instagram, Facebook ou Twitter já conhece uma delas. Tive a honra de entrevistar a Bruna Vieira, a Melina Souza e a Babi Dewet logo na primeira que escrevi para o jornal. Ah, e também temos o blog do PT. Vou listar aqui minhas matérias que estão lá, ok?
Ah, neste semestre nós fazemos um jornal comunitário. Vamos até uma comunidade para conhecer os moradores, os problemas e também suas qualidades. O legal é que esse jornal envolvem três disciplinas: Laboratório de Texto, Radiojornalismo e Estudos da Linguagem.
ESTUDOS DA LINGUAGEM: Basicamente, o “Língua Portuguesa” que temos na escola. Nesta disciplina, aprendemos gramática, tipos de texto e coisas do gênero. Neste ano, nós estamos vendo assuntos mais voltados ao Jornalismo, como relato e editorial.
TELEJORNALISMO: Assim como Radiojornalismo, este ano só temos a teoria de TV. Mas, mesmo assim, eu adoro! É bem legal saber como uma redação de TV funciona. Não vejo a hora de ter a parte prática no ano que vem hihi.
LABORATÓRIO DE JORNALISMO DIGITAL: Acho que essa é a disciplina que eu mais gosto na faculdade, mesmo sendo tão corrida. É nela que aprendemos sobre Jornalismo para internet e também escrevemos para o Unisanta Online. Cada semestre, nós temos quatro editorias: Esportes, Saúde, Campus e Geralis. Nós levamos pautas e, junto com a professora, escolhemos a mais adequada. Temos duas semanas para trazer a matéria e, se não cair, é publicada. Vou listar todas que já escrevi até agora, ó:
- Projeto utiliza basquete para levar valores às crianças
- O fim de semana sem descanso dos plantonistas nos hospitais
- Semana Multimídia da Unisanta acontece de 6 a 11 de maio
- Compras online: o que fazer em caso de problemas com a loja?
- Videogames levam atividades esportivas para dentro de casa
- Estalar dedos pode ser perigoso se virar um hábito
- Jornalismo da Depressão é sucesso no Facebook
- Bailarina de São Vicente se destaca no Brasil e na Alemanha
JORNALISMO ESPECIALIZADO: Nesta disciplina, nós vemos as áreas do Jornalismo, como político, científico, de moda, de turismo… É bem legal para abrir nossa mente e ver que ser jornalista não é só trabalhar com o factual (do dia-a-dia). Desde que entrei na Universidade, já tinha em mente que queria meu futuro em uma revista de moda e comportamento. Mas, para quem está em dúvida, é uma matéria que ajuda bastante. Eu mesma já conheci outras áreas que até iria curtir trabalhar. Ah, e o professor também leva profissionais especializados para nos contar como é a área.
Para o próximo post, eu quero a participação de vocês! Então, deixem nos comentários quais são as suas dúvidas sobre a faculdade de Jornalismo, minha rotina na Universidade e estágio, ou até mesmo sobre a profissão em si. O que eu não souber, pergunto aos meus professores. Se tudo der certo, as perguntas podem virar um vídeo. Participem!
10 Comments
Julie, você me inspirou com seu post "de bixete a jornalista"… já estou na vibe. Parabéns pelo blog, muito bem desenvolvido por sinal. Tenho um emcenaec.blogspot.com. Quanto tiver um tempo, passa por lá. Bjs e um ótimo 2014!!!
Oi Julie, vou entrar ano que vem mesmo (2014) estou ansiosa e com um pouquinho de medo do trote mas normal KKKKKK ano passado até vi uma aula de jornalismo do pessoal do primeiro ano, não sei se foi na sua sala, mas foi muito interessante, beijo.
Ahhh, que show *-* Sério??? Foi em que período, de manhã ou noite? Porque ano passado eu estava no primeiro ano, só que sou da manhã. Vai que nos conhecemos? hahahahahah
Oi Julie, tudo bem? Eu também tenho um blog, e também quero cursar a faculdade de jornalismo, gostaria de publicar esse seu texto no meu blog, achei super legal.
Caso se interesse, entre em contato por email… taynaraleal6@gmail.com , desde já agradeço.
Beijos
Pode sim, amr 😀 Só mantenha os créditos hihi
Me identifiquei muito com você, eu moro em santos, e tbm vou fazer jornalismo na Unisanta hahaha amo de paixão e não me vejo fazendo outra coisa pelo resto da minha vida.
Nossa, sério? :O Que ano você vai entrar? Se for até 2015, vai ser minha bixete <3 HAUHAUHUAHU
Quero saber como foi o processo de surgir um estágio até onde você está hoje. (Leticia Caroline – RJ)
Oii Julie, que bacana esse curso. Tenho uma prima formada! Bom tenho uma dúvida: para fazer o curso precisa ser alguem extrovertido, sem vergonha para câmera e etc?
Quando tinha 16 anos me deu vontade de cursar. Mas aí vi que teria aulas de tv sabe? aí desisti pois tenho muita vergonha rs
Pra fazer jornalismo tem que amar muuuuito . Eu também já pensei em largar , são muitas dificuldades , muita gente boa ali e eu fiquei pensando se era boa o bastante pra continuar . Mas continuei e é o que eu quero pra fazer pra minha vida .
Boa sorte nessa caminhada 😀