fbpx

Julie Duarte

Seu blog de maquiagem, beleza e muito mais!

Dicas de fotografia para iniciantes

Dicas de fotografia para iniciantes
Se tem algo que deixa muita dúvida é câmera fotográfica, né? Antes de comprar a minha, eu fiquei semanas pesquisando o melhor modelo dentro do que eu podia gastar. Como sei que muitas meninas aqui adoram fotografia e estão pensando em investir em equipamento (seja para o blog ou para as festas em família), resolvi mostrar para vocês algumas dicas de fotografia para iniciantes, como quais são os modelos disponíveis no mercado. Assim você pode escolher a câmera que se adapta melhor às suas necessidades.
Antes de tudo, é justamente isso que você precisa se perguntar: para qual finalidade eu vou querer a máquina? Ou seja: a qualidade, as funções, as características… Além disso, já tenha em mente qual o valor você pode gastar. Quanto mais elaborada é uma câmera fotográfica, mais dinheiro você vai acabar gastando, tanto no corpo quanto em acessórios (como as lentes, flashs externos, etc), dependendo de onde você for comprar acessórios eletrônicos, câmeras fotográficas, objetivas… Então, já sabe mais ou menos o que você precisa? O guia abaixo vai te ajudar a decidir, ó:

Dica de fotografia para iniciantes: qual câmera comprar?

Dicas de fotografia para iniciantes - câmera compacta
As mais conhecidas são as máquinas compactas, aquelas de fácil manuseio. Em geral possuem LCD de 1,5 a 2,5 polegadas e uma objetiva (a famosa lente) fixa. Com a sua popularização teve uma grande queda no seu preço. É ideal para você que quer uma câmera simples, fácil de carregar e ter sempre em mãos, seja na festa do primo ou nas viagens de férias.
Dicas de fotografia para iniciantes - câmera bridge
A bridge é uma câmera compacta com traços de máquina profissional. Esses modelos possuem ótimo recurso de zoom, podendo chegar até 50x. Além disso, também dá para alterar valores de ISO, velocidade de obturador e abertura do diafragma.
Dicas de fotografia para iniciantes - câmera DSLR
Outro modelo é a DSLR ‘semi profissional’, que já começa a ser uma máquina mais encorpadas. Para vocês entenderem melhor, podemos fazer uma comparação com os celulares: ela se parece com um smartphone mini, muito semelhante ao smartphone versão grande, mas com menores valores. As pessoas que possuem estas câmeras em geral as usam na função manual, ideal para quem está começando o hobby e até mesmo aos profissionais.
Dicas de fotografia para iniciantes - câmera DSLRNo topo da lista temos as câmeras DSLR ‘profissionais’, com diversos recursos, botões e acessórios. Elas são mais pesadas e apresentam um resultado final muito bom. Além disso, dá para configurar valores de ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. Ah, e claro: comprar vários “plus”, como flashs, lentes, etc.
Há, por exemplo, a distância focal, apresentada nas descrições das lentes em milímetros. Ela pode ser fixa, com só uma distância focal (como a Canon EF 50mm/1.8) ou girando um anel com lentes zoom e apresentar diversos valores de distância (como a Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS). É legal conhecer os tipos de lentes e escolher a que mais se adapta às suas exigências. Mas como esse assunto é bem extenso, vou deixar para um outro futuro, tá? Assim não saímos do foco do post haha.
Pra você que ainda fica em dúvida sobre abertura do diafragma, velocidade do obturador e ISO, vale lembrar que aqui no blog há uma série chamada Fotografando, onde explico tudo. Agora é só escolher uma câmera legal e fazer ótimas fotos por aí. Quero ver todas, ok?
Agora quero saber de vocês: o que acharam do post? Gostaram das dicas de fotografia para iniciantes? Foi útil pra vocês? Comentem aí! 

7 comentários em “Dicas de fotografia para iniciantes

  1. Ultimamente tenho me interessado tanto por fotografia.. Pena que no momento a grana está curta! Preciso esperar mais um pouco… =/ Gostei muito do post! Eu nunca entendi sobre câmeras… Certeza que quando eu for comprar, voltarei aqui!

    Beijos,
    domingodeinverno.blogspot.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copie a make: Olivia Rodrigo! Makes com foco na boca!