
Atualmente, o termo bullying se tornou comum nas mídias, redes sociais e até no nosso dia-a-dia. Vários artistas – inclusive os que são vítimas desse ato – tem apoiado, cada vez mais, instituições contra sua prática. Porém, infelizmente, essa agressão anda tão comum na nossa rotina que mal percebemos quando presenciamos ou temos esse tipo de comportamento.
De acordo com o Wikipedia, “o termo bullying (do inglês bully: valentão) é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia”. A gravidade é tanta que vítimas desse ato acabam sendo afetadas em sua vida pessoal e até em seu corpo, sofrendo distúrbios alimentares, de sono, isolamento social, agressividade e indo chegar em tentativas de suicídio.
O bullying, esse crime – como eu o considero – está presente em lugares que costumamos frequentar: escola, trabalho, bairro e, principalmente, na internet, onde se torna mais comum por sua facilidade de anonimato. A prática é tão grande que acabou ganhando um nome próprio, cyberbullying.
Como sou totalmente contra o bullying, trouxe esse post para tentar, pelo menos, mudar alguns pensamentos por aí. Fui vítima dessa prática na infância (xingamentos como quatro olhos, gorda, nerd, etc), já superei e não me atinjo mais com essas coisas, porém só quem sentiu pode dizer como a sensação é horrível. São feridas que demoram para curar, isso quando chegam a ser curadas. E toda a família acaba sendo atingida.
Então, trouxe um “mini guia” para vocês usarem e, assim, tentarem extinguir essa violência horrível. Sei que o assunto é muito abordado pelos blogs mas não custa nada fazer sua parte, não é? Afinal, nunca sabemos se vamos chegar a ser vítimas, também.
Proteja quem sofre: Que tal parar de xingar aquele colega de sala tímido e repreender os amigos que fazem isso? É super importante começar por você mesmo e, depois, pelos que te cercam. Tentar chegar aos poucos é uma ótima maneira de mostrar que você se arrependeu e quer fazer amizade. Comece pedindo o caderno emprestado, perguntando se tem alguma dúvida ou até comentando sobre a aula.
Fique na defensiva: Ninguém está livre de apelidos de mal gosto e xingamentos, seja na escola, trabalho ou internet. Não deixe que isso se torne comum e, logo de primeira, corte. Mostre que você é segura – mesmo que não seja – e que não vai se deixar abalar por comentários maldosos. Pessoas que querem nos ver deprimidos odeiam quando contestamos, acreditem!
Converse com seus parentes e amigos: Peça ajuda de quem se preocupa com você e não fique com medo de contar o que aconteceu. Seus pais sempre sabem o que fazer e vão tomar a decisão correta e correr atrás das soluções certas.
Aborde o tema: Tenha conversas com seus amigos e familiares sobre a prática do bullying. Dê sua opinião, coloque seu ponto de vista e deixem perceber a seriedade com que você trata o assunto. Pra quem tem blog, se torna bem mais fácil: conscientização nunca é demais!
Não temos a cultura de sair nas ruas fazendo passeatas e coisas do tipo como nossos pais e avós, mas temos uma força gigante: as redes sociais. Agir por meio delas é super importante, principalmente com um problema que acontece nelas mesmas.
Vale lembrar que quem tiver alguma história sobre superação e quiser vê-la aqui no
blog, basta enviar para o email prontaparacrescer@hotmail.com. Se quiser ficar no anonimato, avise no corpo da mensagem.
Espero ter conseguido atingir o objetivo que tive ao criar o post e, quem sabe, conscientizar quem ainda comete essa agressão. Conte suas histórias, desabafe… Os comentários estão livres. Ah, e vale lembrar: use o anônimo para compartilhar suas experiências e, se for criticar, se identifique. Se não tem coragem para mostrar quem é, então não xingue.De covardes o mundo já está cheio, não seja mais um.
Post originado do meu outro blog, Pronta para Crescer.
5 Comments
isso é sem dúvidas muito sério…
http://minhaexcistncia.blogspot.com/
Bullying realmente é um assunto muito sério,eu mesma já fui vitima de bullying em uma escola que eu estudei e posso dizer que é muito ruim. O Bullying tem que acabar o mais rápido possivel.
http://amigasemgrupo.blogspot.com
suua foto ali no perfil ta parecendo a demi lovato ! kkkkkkk *-*
Espero que consiga superar essa fase . bjs
http://www.paradateen1.blogspot.com
Isto é uma das piores coisas que existe. Concordo com da Manusampaio.!! Seu blog é lindíssimooo!
Beeijos
Giih
É triste saber que tem várias pessoas aí sofrendo mas têm vergonha de dizer o que estão fazendo com elas, e pior que o assunto já tá tão popular que tiram brincadeira com ele, e tiram sarro do que é realmente bullying.