Quando inventei de ficar ruiva, não tinha noção de como seria trabalhoso manter os fios saudáveis e com a cor bonita. Sempre li várias sagas das ruivinhas da internet, os problemas para manter o cabelo e o quanto gastavam por mês para deixá-los bem tratados. Confesso que nunca levei tão a sério. E paguei a língua! haha.
Manter os fios ruivos é um trabalho bem complicado. Acontece que a cor desbota rápido e exige cuidados em dobro. Eu, que sempre tive cabelos escuros (minha cor natural é castanho escuro), nunca me importei tanto com o cabelo… Até tingir! O bom nisso tudo é que aprendi a entender meus fios, o que eles precisam e até a cuidar mais deles. E o melhor de tudo: com a cor que sempre sonhei!
Como contei para vocês no post passado, eu resolvi aderir ao cronograma capilar (
saiba mais neste link). Pesquisei muito antes de escolher os produtos que iria usar. Em resumo, eu precisava de três máscaras: uma para hidratação, outra para nutrição e uma terceira para reconstrução. O cronograma que montei ficou assim:
Primeiro mês de cronograma capilar
Meu cabelo estava um pouco ressecado por conta da química, então o cronograma capilar foi o jeitinho que encontrei de manter a saúde dos fios e a cor que tanto queria. Não botei muita fé no tratamento, por isso resolvi testar por um mês e contar aqui no blog o que achei. Ah, e peço desculpas pela falta de fotos, tá? Como o cronograma capilar é um “projeto” só, quis falar dele como um todo, sobre os resultados com as máscaras escolhidas. Se quiserem, faço um post de resenha para cada uma, tá? Até porque, se resenhar todas aqui, o post ficará enorme! haha.
A fase de hidratação foi a que mais gostei! Meu cabelo ficava super macio após as lavagens, além de brilhoso e sem embaraços. Além disso, essa máscara da Head & Shoulders é maravilhosa! Vi muitas meninas falando sobre ela e comprei para experimentar, sem esperar muita coisa (afinal, a linha é para quem tem muita caspa e eu não tenho). Gente, paguei a língua de novo!
Gostei tanto que comprei outro pote assim que o primeiro acabou. Infelizmente, são apenas 155mL que se vão rapidinho. Mas a compra vale super a pena, viu? A máscara custa em torno de nove reais e pode ser encontrada em qualquer loja de cosméticos e supermercados. Ah, e a indicação é deixar um minuto no cabelo. Parece pouco, mas esse tempinho faz milagres! Além disso, é ideal para quem – assim como eu – odeia ficar meia hora com creme na cabeça, né? haha.
Estava louca para testar os benefícios do Bepantol líquido. Li maravilhas sobre esse produto! Todas as blogueiras e pessoas adeptas ao cronograma só tinham elogios para ele. Então, tive que comprar e experimentar também!
Fui até à farmácia para comprar o Bepantol e o farmacêutico me informou de uma versão mais barata: o Probentol. Ele custava a metade do preço e resolvi levar. Não me arrependi. Assim como as meninas, só tenho coisas boas para falar!
Eu usei uma tampinha de Probentol na máscara de hidratação (apenas na quantidade que iria usar na hora, não no pote todo). O creme, por si só, já é maravilhoso. Com o Probentol ficou ainda melhor. Senti que meus fios ficaram mais macios, brilhosos e fáceis de pentear. Além disso, melhorou bastante as pontas secas. Ah, minha mãe também usou e amou. O cabelo dela é mais grosso e cacheado. Sinal que o produto vai bem em todos os tipos de cabelo, né?
A fase de nutrição foi a que mais utilizei produtos diferentes. A máscara foi a mesma em todo o cronograma: usei essa da linha Fusão da Natureza, da Pantene. Os 300mL deram certinhos para todo o mês de tratamento.
Para complementar, apostei em várias ampolas de vitaminas: óleo de argan (Capicilin), semi di lino (Skafe), manteiga de karitê (Arovida), óleo de coco (Skafe) e ceramidas (Arovida). Comprei essas que encontramos facilmente em lojas de cosméticos e não paguei nem dois reais em cada. Coloquei algumas gotinhas na porção de creme que iria usar no dia (nunca direto no pote, tá?).
Nessa fase, senti que meu cabelo ficou mais oleoso que o normal. Apesar do objetivo de nutrir ser recuperar os lipídios (gorduras) dos fios, não fiquei tão feliz em vê-los mais oleosos. Talvez tenha sido porque exagerei um pouquinho nas vitaminas. Quem sabe? haha.
Sobre a máscara, eu gostei bastante. Ela custou em torno de onze reais. O cheiro é bem gostoso e a indicação é deixá-la por três minutos nos fios. Achei que o creme é um pouco ralo, mas ainda assim vou continuar usando até encontrar um tão bom para a fase de nutrição.
Por fim, a reconstrução! Sinceramente, essa foi a fase que menos gostei. Eu adorei o creme, senti que ele deu uma boa melhorada na saúde dos fios e deixou o cabelo bem macio. Porém, pesado.
A máscara de reconstrução foi a mais difícil de decidir. Li bastante antes de chegar nessa Anti-age da Amend. Ela era a mais barata das indicadas (custou uns quinze reais) e, como não queria gastar muito porque estava começando o cronograma, resolvi arriscar.
Sobre a máscara, eu gostei bastante apesar do que eu disse no início. A indicação é deixar dez minutos e fiz isso religiosamente! haha. Pretendo continuar com essa máscara até terminar o pote (essa foi a que mais sobrou). Depois quero experimentar outra que não deixe os fios tão pesados.
Sobre o cronograma capilar: achei a melhor coisa do mundo. Meu cabelo é outro após este primeiro mês. Os fios estão mais macios e brilhosos, só me rendem elogios (até do cabeleireiro)! haha. O bom nisso tudo é que não gastei horrores e consegui dar um jeito na ‘juba’. #Ficadica para você que está querendo arrumar alguma burrada no cabelo ou recuperar a saúde dele.
Neste mês, eu deixei para lavar o cabelo três vezes na semana (dia sim, dia não). Porém, isso depende de cada uma. Prometi que seguiria o cronograma direitinho e foi o que fiz: lavei os fios e apliquei as máscaras nos dias marcados (anotei tudo no calendário do celular para não esquecer). Não importava se estava frio ou calor, se eu tinha que acordar uma ou duas horas mais cedo… Segui o cronograma religiosamente, sabendo que a saúde dos meus fios dependia disso. Foi difícil me organizar, mas consegui. E agora, conferindo os resultados, vejo que valeu a pena. Deu até mais vontade para continuar!
Por enquanto, dei uma parada no cronograma capilar para deixar os fios respirarem. Estou mantendo só com shampoo e condicionador, mesmo. Vou aproveitar para ver como o cabelo se comporta nesse tempo sem tantos tratamentos e lavagens. Até mesmo para ver se os resultados são duradouros ou momentâneos, né? Assim que voltar, conto para vocês e vou acompanhando fase por fase, fotografando tudo.
Aproveitando o post sobre meu cabelo, aqui vai uma novidade:
estou de corte novo! Já queria passar a tesoura nos fios há um bom tempo, então aproveitei para fazer algo diferente. Decidi abandonar o cabelo longo, quase na cintura, e apostar em um corte médio. Levei uma foto da Marina Ruy Barbosa (
esta aqui) e pedi um corte parecido. Gostei muito da mudança e estou me sentido bem melhor assim! Amo cabelos longos, mas é melhor dar uma pausa de vez em quando, né? Além disso, foi ótimo me livrar daquelas pontas feias que estavam antes! haha. Só amor, gente <3
Agora quero saber de vocês: o que acharam do post? Já conheciam o cronograma capilar? Comentem aí! Se alguém estiver fazendo o cronograma, não se esqueça de me dizer quais produtos estão usando, viu? Estou louca para conhecer e testar novos 😉
Leave a Reply