fbpx

Julie Duarte

Seu blog de maquiagem, beleza e muito mais!

5 motivos que me fizeram escolher Jornalismo

Motivos para escolher Jornalismo
Estou no quinto semestre do curso de Jornalismo. O quinto. De oito. Metade do curso já se passou e, às vezes, ainda me sinto como aquela bixete no primeiro ano, cheia de expectativas, medos e ansiedade. Incrível como aprendi tanta coisa desde que resolvi escolher Jornalismo e como descobri que ainda tenho muito, mas muito mesmo, a aprender. E o legal é que a profissão que escolhi tem muito a ensinar. Deu certinho!Já falei muito sobre o curso aqui no blog (leia os posts) e tenho muito o que falar, ainda. Mas percebi que nunca contei os motivos que me fizeram escolher Jornalismo. Enquanto estava pensando em um tema para meu outro blog, o 5 Motivos (conheça!), me veio a ideia de contar o que me fez escolher ser jornalista. Como sei que muitos leitores sonham em seguir essa profissão, nada mais justo que contar os motivos que me fizeram entrar nela. Quem sabe inspira vocês aí que estão indecisos?

5 motivos que me fizeram escolher Jornalismo

1. Escrever é minha maior paixão. Eu escrevo desde que me entendo por gente. Sempre fui daquelas amigas que adorava deixar recadinhos nos cadernos, que se empenhava em fazer um texto legal para mandar em depoimento no Orkut e que dava um jeito de romantizar até as coisas mais simples. Quando ganhei meu primeiro computador, a escrita se tornou ainda mais parte dos meus dias. Daí nasceram minhas fanfics, meus blogs e tudo o mais que escrevi nesses últimos anos.

Quando “precisei” escolher um curso na faculdade, sabia que ele seria algo com relação à escrita. Não me enxergava fazendo outra coisa, apesar de curtir muitas áreas (como design para web e fotografia). Fui atrás dos cursos que me proporcionavam esse contato com a escrita e acabei chegando a vários, mas nenhum me chamava atenção. Aí resolvi escolher Jornalismo, que tem tudo o que sempre gostei. Mas isso é assunto para os próximos tópicos, tá?


2. Ajudar alguém mesmo sem saber a quem. Eu adoro ser útil e acho que o blog nasceu dessa vontade de querer ajudar, também. É incrível a sensação de ver alguém usando algo que você criou ou ler uma mensagem de uma pessoa que se sentiu bem após ler um texto seu, que ele a ajudou em uma hora difícil e coisas assim.

Quando resolvi escolher Jornalismo, vi a possibilidade de fazer isso, mesmo que não conhecesse o leitor/espectador e mesmo que não houvesse um feedback. Quando escrevo uma reportagem, indiretamente, estou ajudando alguém. Pode ser um tema que não é útil para você, mas para uma pessoa que passa por tal momento, aquele texto pode significar uma solução. E não é incrível saber que, mesmo de longe, você marcou a vida de alguém?


3. Tudo o que gosto em uma só profissão. Como eu disse, eu sempre amei escrever. Porém, além dessa paixão, eu tenho outras, também. Entre elas estão fotografia, internet, maquiagem, moda, livros, séries, música, decoração… São tantas coisas que, no fundo, se eu fosse escolher só um assunto para trabalhar durante toda minha vida, eu nem saberia com qual ficar.

O legal é que o Jornalismo me proporciona isso: eu posso falar sobre qualquer assunto, tanto os que gosto quanto os que não gosto, e posso aprender coisas novas. Além disso, há outra paixão que sempre tive e que influenciou na minha escolha: revistas. Desde pequena, sempre curti as revistas. Ficava maravilhada com as fotos e com os textos. Então, nem preciso dizer qual meu sonho de trabalho, né? haha.

4. Contato com outras pessoas e outras realidades. Eu era uma criança muito, muito tímida. Mas também muito, muito curiosa. Sempre tive curiosidade para conhecer e entender as coisas e as outras pessoas. Sou assim até hoje: adoro ser ouvinte quando um amigo precisa desabafar ou contar algo importante. Isso é algo que tento levar sempre para as entrevistas que faço. Afinal, o foco é o entrevistado, não o entrevistador, certo?

Também gosto de saber a história por trás de cada pessoa e conhecê-las. Nesses três anos de curso, já conheci muitas pessoas por conta da faculdade e das entrevistas. Algumas eu não tenho contato, mas elas me ensinaram muito. Conhecer novos rostos, novas histórias e realidades diferentes das minhas são coisas que nos mudam bastante. Além disso, cada pessoa leva consigo uma história de vida, às vezes boa, às vezes ruim. E poder contar essa história é algo tão emocionante! Afinal, como repórter, estou gravando um pedaço da vida de alguém em um lugar onde, no futuro, outra pessoa vai conhecer!


5. Rotina? Que isso? Ok que as formas de fazer Jornalismo não mudam. Você tem horário para entrar, pessoas de sempre na redação e as maneiras de ir atrás e escrever uma matéria. Mas nem por isso os dias são sempre iguais! E isso é algo que eu adoro na profissão, porque não suporto quando as coisas caem na rotina, sabem? Hoje posso fazer uma matéria sobre, sei lá, uma descoberta científica, e amanhã posso estar entrevistando uma pessoa super famosa. Entendem? São essas mudanças que eu adoro. E isso também abrange o item anterior, sobre conhecer pessoas, histórias e realidades diferentes.

Agora quero saber de vocês: qual profissão querem seguir? E quais foram os cinco motivos que fizeram vocês escolherem tal área? Comentem aí!

45 comentários em “5 motivos que me fizeram escolher Jornalismo

  1. Oi Ju! Nossa fiquei simplesmente maravilhada com os seus cinco motivos. Principalmente por serem muito iguais aos meus. Desde de meus onze anos quero cursar jornalismo, e hoje estou no terceiro ano do ensino médio com a convicção de que essa é a minha profissão, eu amo escrever, amo ouvir história e principalmente amo me comunicar… Espero que ano que vem eu possa logo começar a faculdade, pretendo uma federal! Amei sua postagem! Louca pra começar a faculdade…

  2. Tenho 17 anos e vou começar o terceiro ano no ano que vem, já há alguns anos que venho pensando seriamente em ser jornalista. O que mais me chama para o jornalismo é que eu sou muito comunicativa, gosto de lidar com as pessoas, de saber o que está acontecendo, gosto de saber um pouco sobre tudo e desde que eu comecei a pesquisar sobre o jornalismo meus olhos parecem não brilhar com qualquer outra profissão que eu possa cogitar.
    Eu realmente desejo ser uma grande profissional do jornalismo, tipo a próxima Glória Maria ou Sandra Annenbreg, ou quem sabe até ser a primeira Kananda Ohara, hahaha! Adorei os 5 pontos!

  3. Adorei o post!!! Tenho 16 anos, ano que vem termino o ensino médio e depois de muitas opções e ideias me decidi por Jornalismo. Eu amo escrever, sinto muito prazer ao fazê-lo, mas ao mesmo tempo amo conhecer as coisas e como elas funcionam, por isso acredito que é uma profissão onde poderei me realizar fazendo as duas coisas. O que mais me manteve ligada ao que você escreveu foi a compatibilidade de pensamentos, é exatamente como me vejo. Tenho vontade de criar um blog, mas ainda não sei por onde, quem sabe agora comece a pensar sobre. Enfim, obrigada por esclarecer meus pensamentos!!

  4. Bem, eu tenho 12 anos e já estou pensando em fazer Jornalismo na faculdade. Sei que devemos “viver um dia de cada vez”, mas eu sempre amei ler e escrever e já quero começar a estudar pra daqui a 5 anos ter certeza que irei entrar em um faculdade, haha.
    Será que está muito cedo pra pensar em o quê cursar?

    1. Oi, Lu! Acho que ainda é cedo sim, mas se você já tem uma ideia, é ótimo! Isso pode mudar com o tempo (eu com 12 anos queria ser outra coisa totalmente diferente do Jornalismo haha), então não há pressa para escolher. Boa sorte, Lu <3

  5. Escrever sempre foi uma paixão para mim, antes mesmo de embarcar na literatura, de fato. Loucura, não? Meu desejo é trabalhar numa editora, mas nunca pensei na faculdade que poderia me capacitar para isso e desde que o assunto “escolher um curso” entrou na minha vida, eu procurei por algo que me ajudasse a realizar meu sonho de escrever. Quando estava totalmente perdida, cogitei por Arquitetura, mas confesso que nunca fui de Exatas. Então. como uma luz, fiz um teste vocacional pela internet e apesar de bobinho, deixou bem em negrito “Apta à área de Comunicação Social”. Resumindo: Jornalismo, Publicidade, Relações públicas e Cinema. Meus olhos até brilharam. Só que mesmo que eu queira fazer isso, meu medo é não encontrar mercado, pois essa profissão ficou meio desqualificada, sendo que não é mais necessário a graduação para exercer o cargo. E posso estar sendo idiota, mas fico imaginando o que as pessoas pensariam, porque hoje se você não faz Medicina, Direito ou alguma Engenharia, seu curso é colocado como inferior. Mas depois que eu li o seu texto ficou ainda mais claro… Eu quero Jornalismo.

  6. Bom eu tenho 16 anos e gosto de jornalismo pelo motivo de que parece ser uma profissão de total criatividade , escrita , por esses dias fiz uma coluna sobre um evento que houve na escola, e me senti muito feliz pq eu realmente não sabia se ia sair algo kkk mas enfim , ainda tenho dúvidas , tenho dificuldade quanto a leitura ( leio bem, mas não gosto de ler ) então falam que não tem lógica , porém tenho criatividade e força de vontade de sobra de ir atrás e escrever e apresentar e aquela correria de um jornalista … Sei lá tenho receios de acabar não gostando mas ainda tenho vontade de fazer kkk

  7. Bom, eu ainda tenho 15 anos e faltam dois anos pra terminar o ensino médio mas eu já me preocupo com o que eu quero pra minha vida, com o que eu quero fazer e é uma escolha que define o nosso futuro nossa carreira e eu prezo muito isso, sabe? Eu quero fazer algo que eu me sinta bem fazendo há algo que eu goste, eu não levo em conta as opiniões dos outros porque eu sei que é o meu futuro o meu destino que está em jogo. Mas, falando de Jornalismo essa uma coisa que eu espero que daqui uns dois ou três anos eu esteja me aprofundando nisso.

  8. Estou muito em dúvida! Amo o jornalismo, tenho completa paixão por todas as áreas dessa profissão, além de também não me imaginar fazendo outra coisa que não seja escrever. Porém, fico bastante em dúvida pela questão financeira, já que o jornalismo não é uma área que rende muita grana. Além disso, não é mais necessário o diploma para exercer a profissão. Meu coração quer muito o jornalismo, mas minha razão diz pra procurar outra área. O que fazer??

    1. Oi, Gabi! A área realmente não é/está fácil, mas se é o que você gosta, se joga! Não fique pensando como seria sido se tivesse feito, sofrendo por estar em uma área que naõ curte. Tenta seu sonho 🙂

  9. Atualmente, curso Geografia em uma conceitual Federal, entretanto, não estou me adaptando em questão dos componentes curriculares. É um curso ótimo, porém, não é para mim.
    Meu sonho sempre foi ter esse prazer de cursar jornalismo, já vi todas as cadeiras disponíveis do primeiro ao oitavo período e estou COMPLETAMENTE APAIXONADA pelo curso e as oportunidades que ele oferece.
    Tenho receio que eu não consiga esse ano – tentarei o ENEM novamente -, mas… É o meu sonho!

    Fico muito feliz que você está amando o curso, espero que, um dia, eu também possa estar feliz com esse curso que eu tanto almejo!

    Boa sorte
    Um beijo :*

  10. Me deparei com o seu blog, após pesquisar “Por que escolher Jornalismo?”
    Se antes eu já gostava da possibilidade, sinto-me ainda mais decidida a qual caminho seguir. Desisti recentemente dá faculdade de Biomedicina, após perceber que escrever é a minha vida!
    Adorei sua descrição, comentários e opiniões. Parabéns!!! É esse tipo de universitário/profissional que eu quero ser. Apaixonada pelo que faço!!!

  11. Boa tarde. Sou a Sandra, residente em Portugal e vi o que escreveu e adorei. Nota-se que é apaixonada pelo que faz! Algo raro dado que nem todo o mundo gosta daquilo que faz. Eu sempre tive um bichinho dentro de mim mais ligado a estas áreas mas entrei em terapia da fala. O que estudei até então. Contudo, não me sentia satisfeita e resolvi parar, ver o que realmente quero e mais tarde quem sabe ingressar no curso de jornalismo. Amei o seu post! Um beijinho

  12. Oitavo período de ENGENHARIA e me descobri flertando com o jornalismo por esses dias aí… Nem me casei, mas já estou me divorciando. haha

  13. Muito legal seu blog!
    Eu ainda não fiz faculdade, gosto de várias coisas, como: turismo,fotografia, gastronomia, história e pensei no jornalismo pq acho muito interessante o leque de oportunidades.

  14. Olá, me chamo Aline Regina, tenho 16 anos e estou no 2º ano do ensino médio. Eu queria muito cursar medicina, porém, meu sonho é escrever. Amo ler e escrever. Tenho um péssimo abito de pensar que eu nunca vou conseguir fazer nada. Além de amar escrever e ler, também gosto de ajudar as pessoas. Percebi que a medicina não iria me ajudar a realizar totalmente o meu sonho. Eu até poderia ser uma boa médica, mas, não iria me sentir satisfeita comigo mesma. Talvez acordasse todo dia me perguntando se era isso mesmo que eu queria para minha vida. Seu post me deu uma luz, e percebi que jornalismo é pra mim. Não consigo parar de me auto sabotar. Não consigo parar de pensar que eu vou fracassar independente dos meus esforços para dar certo. Varias pessoas dizem que eu sou muito jovem e que não preciso me preocupar com essas coisas agora. Eu sou do tipo que só faz algo se tiver tudo planejado, gosto de saber que aquilo que eu vou fazer vai dar certo. Só que com o meu futuro, a faculdade, eu me sinto mergulhando em um completo abismo, onde eu não sei se vou pisar no chão. Queria dizer pra mim mesma que tudo vai ficar bem, entretanto, sei que não vai. Quem faz meu futuro sou eu e estou com medo de destruir um, talvez, futuro brilhante que eu possa ter pela frente.

    1. Oi, Aline! Obrigada pelo seu comentário <3
      Bom, antes de tudo, não tenha pressa. Sei que todo mundo vai te dizer que você PRECISA saber o que fazer ainda no Ensino Médio, mas relaxa. Você não precisa entrar na faculdade logo que sair da escola. Está tudo bem esperar um ano, dois, cinco... É sua vida, e você precisa ficar bem com ela, né?
      Se está em dúvida, pesquise bastante o curso. Se acha que Medicina não é para você, mas sim Jornalismo, siga seu coração. Eu acho que a primeira pessoa que precisa se sentir feliz nessa história é você.
      O futuro é amanhã como é daqui dois anos. Não se esquente nem se pressione em resolver sua vida agora. Eu mesma já mudei de ideia diversas vezes. Não se pressione, sabe? Se acha que não está preparada agora, espere um pouco. Tudo vai dar certo no seu tempo.
      Muita força e sorte pra você <3

  15. Olá! Tenho 13 anos, estou na sétima série, e há algum tempo venho pensando na tal profissão que me chama muita atenção, aqui onde eu moro nós temos o curso técnico no ensino médio e agora falta mais ou menos um ano para eu me formar, e estou pensando em me especializar na área de jornalismo, comunicação e tal, adorei seu blog!!
    Beijos, Heloisa

  16. Olá, tenho 16 anos, estou cursando o 2º ano do ensino médio, e sempre fui daquelas que senta na frente, que se esforça, procura saber mais de um tal assunto com os professores e absorver o máximo. Porem estou perdida em questão de qual profissão vou escolher, sempre procuro um pouco de cada para ver se eu me identifico ou não, e então fui procurar saber sobre fotografia, minha mãe sempre sonhou em fazer Fotografia e acho que passou isso para mim, pois eu sempre quis fazer também, porem pesquisei sobre o mesmo e vi uma junção de Fotografia e Jornalismo = Fotojornalismo. Comecei a ler sobre a profissão em alguns outros sites e blogs até que vi o seu e fiquei encantada! Eu AMO ler, fotografar, revista e series, e o mais impressionante, eu sou menor aprendiz de uma empresa e trabalho no ramo de Direito, e eu me sinto em outro mundo pois não é isso que quero exercer, a rotina é sempre a mesma, o que torna tudo sempre muito “chato”, Julie obrigado por esse post, eu me identifiquei muito, se não for pedir demais eu gostaria que você me falasse um pouco sobre o que os estudantes de jornalismo estudam, para eu começar a estudar. Beijos e muito sucesso para você e mais uma vez obrigada!

    P.S: Meu e-mail caso você queira falar: nathalya88braga@gmail.com

    1. Oi, Nathalya! Que demais que você está pensando em ir pro Jornalismo. Realmente a rotina é mais diferente, talvez você curta de verdade. Espero que tenha muito sucesso na área, viu? Ah, e o que precisa estudar tem auqi no blog. Eu contei sobre os 4 anos do curso ^^
      Beeeijos

  17. Oi! Entrei pela primeira vez no seu blog e quando eu vi o título, precisava ler. Meu nome é Julia, sou brasileira e ano que vem irei fazer faculdade em Portugal. Estou muito indecisa em relação a qual profissão escolher porque, ao escolher, não poderei mais mudar. Estava pensando em Jornalismo porque gosto de fotografia, ler, escrever e principalmente viajar e, como amo revistas de viagens, acho que o jornalismo só me traria oportunidades em relação a esse ramo de viagens, como redatora, trabalhar para revistas de viagens e tal. Gostaria muito que você me desse uma ajuda, uma dica em relação a isso. Beijos e sucesso.

    1. Oi, Ju! Você mesma disse que curte fotografia, ler e escrever. Acho que já é um ótimo passo pra entrar em Jornalismo! Pense também se você curte conversar com pessoas, interagir e falar sobre diversos assuntos. Nós, jornalistas, temos que ficar por dentro de tudo um pouco, pelo menos. Até porque, se você sabe um pouco de tudo, isso te ajuda a escrever melhor sobre sua editoria, né?
      Espero que você entre na faculdade que goste e te dê muita felicidade. Se for Jornalismo, bem vinda. Eu adoro, espero que você curta também. Boa sorte, Ju! <3

  18. É a primeira vez que leio seu blog e logo de cara já me identifiquei, no proximo ano pretendo cursar jornalismo tbm e por incrivel que pareça na mesma universidade que vc se formou,os 5 motivos são parecidos com os meus

  19. As mesmas razões que eu escolhi jornalismo também 🙂 Ainda estou no segundo ano do ensino médio mal posso esperar para começar a faculdade 😀

  20. Adorei o que você escreveu, vou começar a faculdade de jornalismo, estou meio nervosa porque estou meio atrasada com a matrícula e todo mundo vai estar bem mais adiantado que eu, mas to indo na fé, também amo escrever, também tenho um blog (depressoesdeumamenina.blogspot.com), e na escola quando era redação eu fazia a de todas as minhas amigas rs

  21. Faala Ju! É a primeira vez que leio seu blog, e fui direto para os posts sobre Jornalismo. Estou no ano de escolher a profissão e vou te contar. Não esta nada facil. A rotina esta me esgotando, e diferente de muita gente que não sabe o que fazer, eu simplesmente me perco no meio de tantas opções. Preciso te dizer que o topico 4 desse seu post vai ajudar uma galera ai! Eu me encaixo perfeitamente, gosto de um milhão de coisas e realmente não da pra se apegar a apenas uma. Parabéns pelo blog, muito sucesso!

  22. Ainda não entrei para a faculdade de jornalismo, mas agora no meio do ano irei iniciar o meu sonho, seus motivos são praticamente os mesmos que os meus! Amo escrever, ajudar as pessoas e tudo que eu adoro posso estar em contato através dessa profissão apaixonante, estou contando os dias para que chegue julho logo e eu inicie meu 1º semestre!!

    http://rabiscos-pequenos.blogspot.com.br/

  23. são motivos parecidos com os meus. também escolhi jornalismo dentro do curso de comunicação social da minha universidade; estou no primeiro período, porém apaixonada! ser um profissional de comunicação, hoje, é ser mais que um jornalista ou publicitário, é saber um pouco de tudo para ter uma gama de oportunidades maiores. que o nosso futuro seja brilhante! <3

  24. Apesar de amar escrever e até ter pensado em jornalismo, a vontade de ajudar as pessoas com a parte da saúde bateu mais forte e eu escolhi Fisioterapia porque é uma carreira em que posso ajudar as pessoas a terem seu movimento de volta, é algo que vai me emocionar todos os dias, cada paciente vai ter uma vitória, to no primeiro semestre ainda e louca pra me formar *-*

    atravesdosespelhos.wordpress.com

  25. Adorei o post. Até porque apesar de já ter uma profissão, meu sonho sempre foi fazer Jornalismo, pois como você AMO escrever e isso abre um leque pra tudo. Então estou providenciando essa mudança na minha vida.
    Sou analista e quero coisas totalmente diferentes, e vou arriscar. E seu blog só tem me dado mais ânimo ainda.
    Parabéns e Obrigada =D

  26. Oi Ju, tudo bem? sou eu a Ana (que gosta de OUAT e conversou com você no Whats) então, eu vou escolher jornalismo, primeiro pq eu amo fotografia e jornalismo tem haver com fotografia e tbm pq eu amo escrever haha.. ♥ Amei o post, te adoro!!! ♥

  27. Ai, que ansiedade para começar a fazer minha faculdade de Jornalismo também! *o* Mas ainda estou no primeiro do médio, falta um bom tempinho ainda. :/
    Sou tipo, muito curiosa, sou uma pessoa, posso dizer, bem informada (meu ex's colegas antes de saber que eu queria ser jornalista já falavam que minha profissão tinha que ser jornalista, haha) e o que eu não sei, quase sempre procuro me informar, gosto de ler e escrever, como tu e mesmo disse, várias coisas que gosto em uma só profissão.. Enfim são vários os motivos!
    Beijoos, Luiane.

    investeguria.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copie a make: Olivia Rodrigo! Makes com foco na boca!