Um help no vestibular: Tudo o que é sólido pode derreter

Estamos no meio do ano e, para quem vai fazer vestibular daqui a alguns meses, essa é a época perfeita para começar a se preparar para esse dia tão importante. São tantas matérias e assuntos que ficaram para trás que ficamos loucos, certo? Mas calma, para tudo tem um jeito!
Ano passado passei pelo mesmo que vocês: a correria para relembrar tudo o que havia aprendido há anos. Com tanto assunto para revisar (ou até aprender), acabei ficando sem tempo para o que é, na minha opinião, a parte mais importante de um vestibular: a literatura.

Sei que muitos de vocês não têm paciência – ou tempo – para ler livros da nossa literatura. Apesar de serem essenciais (e acho que merecem preferência), o fim do ano está perto e não tem como “devorar” tantas obras, sendo que há outras matérias super importantes também. Por isso, nada melhor que, além de ler alguns resumos, aprender de uma forma diferente e divertida.
A dica veio do meu professor de Língua Portuguesa do ano passado. Ele falou sobre escolas literárias o ano todo, mesmo fora do plano de ensino. A ideia era nos ajudar no vestibular. E, para dar uma mãozinha extra, ele nos apresentou uma forma super legal de aprender: passando episódios da série Tudo o que é sólido pode derreter para complementar as aulas.
Na época, lembro que ainda falei lá no #PPC sobre a história (veja). Porém, nada mais justo que reviver o post e mostrar para quem está precisando esse ano, certo?
Tudo o que é sólido pode derreter é uma série transmitida e produzida pela TV Cultura. A história é baseada na vida de Thereza logo após entrar para o 1º ano. Os episódios abordam assuntos que estão presentes na vida dos adolescentes: os capítulos se passam em uma escola (que realmente existe!) onde a protagonista tem que lidar com garotas populares, amores, problemas com a família e até aqueles amigos malucos que todas temos. Tudo isso é relacionado com uma obra famosa, justamente aquelas que as provas dos vestibulares sempre dão um jeitinho de incluir.
Todas as vezes que meu professor usou a série para ajudar na prova, deu super certo. Além de ajudar nos testes, ela ainda nos apresenta as obras de cada escola literária, sempre com uma visão atual. Ficou curioso para conhecer? Então confere o primeiro episódio!
Assista a continuação: Parte 2 / Parte 3

Além do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, a série também conta com episódios com obras como Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões, Dom Casmurro, de Machado de Assis, Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector, entre outros. Todos os espisódios estão disponíveis no site da série, que contém uma página com todos eles completos. É só escolher, clicar e assistir!
Claro que somente os episódios não vão fazer milagres e te tornar uma fera em Literatura. Vale, também, ler resumos ou até as obras que você conseguir até o dia do vestibular. Além de conter uma parte de nossa história, esses livros fazem parte de nossa cultura, de tudo o que temos e somos até hoje. Os episódios de Tudo o que é sólido pode derreter servem como apoio e facilita na compreensão dos livros em questão. Além disso, é super legal ver como coisas antigas se adaptam direitinho à atualidade!
Ah, e meu professor tem um blog onde ele disponibiliza vídeos (com músicas que lembram as épocas citadas) com alguns resumos. Além de super úteis, são compactas e super fáceis de entender.
UPDATE: O site da série não estava entrando até o fechamento deste post. Porém, no Wikipédia há uma lista com os nomes dos episódios para vocês procurarem no Google e assistirem.
E vocês? Curtiram a série? Conta pra gente!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *